segunda-feira, 5 de outubro de 2009

QUE DIA É HOJE?

Desde a fundação de Portugal até 4 de Outubro de 1910 o nosso país era governado por um Rei. A esta forma de governo chamamos Monarquia. No entanto, desde finais do século XIX, havia muitos portugueses que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país. Preferiam uma forma de governo em que aqueles que dirigiam o país seriam eleitos pela população por períodos limitados de tempo - a esta forma de governo chama-se República.
Nesta linha de pensamento, grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa. Este acontecimento deu-se a 5 de Outubro de 1910.
A República Portuguesa foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.
O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.
O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.
Muito resumidamente, é este o motivo pelo qual é feriado na próxima segunda-feira e é também este o motivo pelo qual todos os portugueses maiores de 18 anos são chamados a votar para escolher o seu Governo ou o seu Presidente.
Bom Feriado!


Fontes: http://www.junior.te.pt/, http://pt.wikipedia.org/

Sem comentários: