História

foto: ValterGouveia


Ponta do Pargo é a freguesia do extremo oeste da costa sul da Madeira. Fica situada no alto de rochas sobranceiras ao mar, sem grandes acidentes do terreno, a não ser na região montanhosa que a limita principalmente pelo norte. Distingue-se de outros sítios da Madeira pela extensão da planura.
O nome, segundo Gaspar Frutuoso, deriva de um peixe ali pescado durante uma viagem de reconhecimento da ilha. “Da Calheta passou o capitou abaixo até a derradeira ponta sobre o mar…e estando aqui, lhe trouxeram os do batel de Tristão e do batel de Álvaro Afonso um peixe que parecia pargo, de maravilhosa grandura…”
A data da criação da freguesia permanece ainda desconhecida. Na opinião do Pe. Fernando Augusto da Silva, deve ter sido anterior a 1560, pois, pelo alvará régio de 4 Março daquele ano já se refere à côngrua do Pároco. É, no entanto, do conhecimento geral que os terrenos que pertencem à Ponta do Pargo fizeram parte, primitivamente, da Fajã da Ovelha.
A freguesia da Ponta do Pargo foi incorporada no Concelho do Porto Moniz, aquando da sua criação a 31 de Outubro de 1835 até ao ano 1849, altura em que foi suprimido, passando então, a freguesia, a fazer parte do Concelho da Calheta.
Restaurado o Concelho do Porto do Moniz, em 1855, foi nele de novo incorporada a freguesia da Ponta do Pargo. A lei de 26 de Junho de 1851 desanexou-a do Concelho do Porto do Moniz, e reintegrou-a no Concelho da Calheta, a que hoje pertence.
Faz parte do Concelho da Calheta e da Comarca da Ponta do Sol.
A igreja paroquial de São Pedro, no sítio do Salão, situa-se a uma altitude de 498 metros.
Gilberto Garrido