sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ponta do Pargo ganha núcleo imobiliário-turístico

Investidor e responsáveis regionais apresentaram o novo empreendimento hoteleiro à Imprensa. 
Michael Nascimento, filho de madeirenses nascido e a viver no Reino Unido, apresentou ontem no Funchal, o projecto de um hotel de cinco estrelas, que será construído na freguesia da Ponta do Pargo, concelho da Calheta, e que está orçamentado em 12 milhões de euros.

Será o primeiro hotel de luxo a ser implantado no maior concelho da Madeira e pretende ser um apoio natural para os turistas que se desloquem á nossa ilha para jogar golfe, já que deverá abrir em Abril de 2012, data em que se preve também a abertura do querto campo de golfe da Região Autónoma, precisamente em terrenos contíguos à propriedade do Hotel Ponta do Pargo Resort.

O projecto, da autoria do atelier madeirense MSB - Arquitectura e Planeamento, Lda., já foi entregue na Câmara Municipal da Calheta, estando agora sujeito à apreciação dos técnicos da autarquia. "Houve a maior preocupação em criar um projecto que não interfira com a paisagem que prevalece naquela zona, pelo que pensamos que a solução adoptada é a que melhor se adapta ao terreno e às funções a que se destina", disse o arquitecto Bruno Martins, co-autor do projecto, que inclui 68 unidades de alojamento, entre as quais uma suite presidencial. Entre as outras facilidades oferecidas aos hóspedes destaca-se uma piscina dividida entre interior e exterior, uma área de spa e um restaurante no topo do prédio, com ampla vista para todo o campo de golfe e para o oceano. De todos os quartos apenas oito terão vista exclusiva para a montanha. A zona é bonita e muito calma, não tem construções, mas os projectistas tiveram de respeitar condicionamentos, alguns dos quais só deverão ser conhecidos oficialmente no próximo mês, aquando do anúncio do novo Plano Director Municipal.



Se tudo correr bem, o projecto poderá estar licenciado no início do Verão deste ano, quer aceite na totalidade, quer com a indicação de algumas alterações por parte dos técnicos da autarquia, revelou ontem Manuel Baeta, presidente da Câmara Municipal da autarquia, que esteve presente numa conferência de imprensa para apresentação do projecto, na qual estiveram jornalistas britânicos, que trabalham para publicações do sector imobiliário e que ontem visitaram a Ponta do Pargo, onde foram levados para conhecer a área onde está a ser contruído o novo campo de golfe e onde será implantado o hotel da 'Morgan Forbes', empresa proprietária, da qual é accionista principal Michael Nascimento, que detém uma cadeia de estabelecimentos de restauração na cidade de Londres.

Manuel Baeta reconheceu que o novo empreendimento hoteleiro, além de marcar uma etapa decisiva na vida do concelho, a par do campo de golfe da Ponta do Pargo, valorizará o tecido social da Calheta, já que criará mais emprego e riqueza. Por outro lado, vincou, o seu concelho pretende um desenvolvimento equilibrado e sustentado, em termos ambientais, prosseguindo a prática que tem sido corrente nos últimos anos e da qual o Hotel Jardim Atlântico, nos Prazeres, outra fregueisa do concelho, é um dos grandes exemplos, a nível nacional e internacional.

17 milhões de euros

Paulo Santos, presidente da Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste, responsável pela construção do campo de golfe da Ponta do Pargo, confirmou que as obras deste novo complexo estruturante irão custar 17 milhões de euros. Terá também uma 'clubhouse' de apoio aos golfistas e mais tarde uma parte imobiliária e, eventualmente, hoteleira que será concessionada. Se seguir como programado o campo será ianugurado em 2012. Para já não há razões para pensar no adiamento do prazo estipulado. Aos jornalistas presentes garantiu também o empenho da SDPO em apoiar projectos que possam criar riqueza na sua área de intervenção e, além do mais, serem importantes apoios para a utilização dos equipamentos que são disponibilizados.

Fonte: Diário de Notícias/ZON Madeira

Sem comentários: