quinta-feira, 29 de abril de 2010

Entrega de Certificados às formandas da Casa do Povo da Ponta do Pargo


Na passada terça-feira, o Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, presidiu a entrega de cerca de 122 certificados a pessoas que frequentaram no último ano os diversos cursos ministrados por esta secretaria na Casa do Povo da Ponta do Pargo.

Deixamos aqui o discurso da Sr.ª Presidente da Casa do Povo e alguns registos fotográficos.

DISCURSO

Exmo Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais;


Senhor Director Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural;

Senhor Director de Serviços de Desenvolvimento Rural;

Reverendo Pároco;

Senho Presidente da Junta de Freguesia;

Senhoras e Senhores convidados;



Em primeiro lugar, queremos manifestar a nossa grande satisfação pela presença do Sr. Secretário na nossa freguesia e, particularmente, nesta nossa instituição.

A sua presença enche-nos de alegria e enche de alegria as formandas que se encontram aqui, pois este é, para elas, um momento de extrema importância, na medida em que traduz o culminar de uma aprendizagem que foi sendo adquirida ao longo de dois anos, nesta Casa do Povo, com o inestimável apoio e contributo da Secretaria que V. Ex.ª mui superiormente tutela e que tornou possível a diversificação formativa, que incidiu sobre as áreas de:



- Culinária e Higiene Alimentar - Iniciação;

- Culinária e Higiene Alimentar - Aperfeiçoamento;

- Culinária Tradicional de Natal;

- Doces e Geleias;

- Entradas e Petiscos Tradicionais;

- Licores e Concentrados;

- Artes Decorativas;

- Pintura em Tecido e em Vidro;

- Malhas e Rendas à Mão;

- Teorias e Práticas de Croché;

- Iniciação à Informática;



Os objectivos a que estas formandas se propuseram foram alcançados e constituem um factor determinante para o seu saber-fazer, munindo-as de conhecimentos específicos que serão implementados nas suas práticas laborais. Desenvolveram a sensibilidade estética e a capacidade de iniciativa na criação das suas próprias peças, dos seus próprios trabalhos. Foram criados hábitos de trabalho em equipa, fortalecendo a comunicação e as relações interpessoais. No que concerne aos cursos relacionados com a alimentação, foram dotadas de conhecimentos e desenvolveram técnicas de culinária, bem como, aptidões necessárias à observância das normas de segurança e higiene alimentar.

Ficaram sensibilizadas para a importância do valor nutricional dos alimentos e leitura de rótulos.

São agora capazes de confeccionar refeições equilibradas, diversificadas e bem apresentadas.

Aprenderam a valorizar os produtos agrícolas regionais e a preservar receitas tradicionais madeirenses.

Portanto, hoje, todas estão de parabéns, recebem os seus certificados.

Quero realçar a forma empenhada, impulsionadora e disciplinada com que participaram nos cursos atrás mencionados.

Um agradecimento especial vai para Divisão de Formação dos Serviços de Desenvolvimento Rural pela disponibilidade e pela forma como nos tem acompanhado e apoiado, pelas palavras encorajadoras que sempre nos dirige, através dos seus colaboradores, pelas excelentes técnicas que colocam ao nosso dispor, pela forma assídua e regular com que se juntam a nós, transmitindo-nos os seus saberes e que, com a sua capacidade, dedicação e amizade fizeram com que os resultados finais aqui expostos pudessem servir para a melhoria de conhecimento aplicável no quotidiano destas formandas e das suas famílias.

Senhor Secretário, é nossa intenção continuar a apostar neste trabalho, pois neste momento há mais grupos a frequentar outros cursos nomeadamente a Tela, o Bordado Madeira, Informática e as Boas Práticas Ambientais. Queremos continuar a apostar na formação das pessoas desta localidade. Tentamos também preservar algumas tradições da freguesia e com boa vontade, apoiar em ocasiões especiais, os Centros de Dia e convívio, a Escola Básica do 1.º Ciclo, a Associação Desportiva, e outros que necessitem do nosso apoio. Mais quereríamos poder fazer e apoiar Sabemos, porém, que os tempos que se aproximam não são de facilidades mas temos a convicção que, todos juntos, vamos conseguir superar as contrariedades. Ainda que não nos seja possível fazer muito, sempre nos nortearemos pela inovação, pela criatividade, pela gestão aproveitada de recursos e imprimiremos qualidade em tudo o que fizermos.



Muito Obrigada pela vossa presença.





Sem comentários: