quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Campo de golfe já tem máquinas nos terrenos


Como anunciado aqui no blogue, surgiu hoje na comunicação social reações acerca da chegada das máquinas para construção.


Já começaram as obras para a construção do campo de golfe da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta. O presidente da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste, Paulo Sousa, em declarações ao JM, sublinha que, nesta fase, está-se a fazer a limpeza dos terrenos e a montagem do estaleiro para a empreitada propriamente dita. As máquinas iniciaram ontem a sua tarefa.
Paulo Sousa lembra que o campo de golfe da Ponta do Pargo, um empreendimento da responsabilidade da Vice Presidência, através da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste, deverá estar concluído até finais de 2011.
O projecto do campo, recorde-se, é da autoria de Nick Faldo, um dos mais conhecidos nomes do golfe à escala mundial, e pretende ser, conforme já por mais de uma vez enfatizou o vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, uma alavanca de desenvolvimento não só da freguesia da Ponta do Pargo, mas também da Calheta e da Região. Este investimento tem já investidores privados interessados, sendo que um deles é o grupo britânico Morgan Forbes, segundo o site do mesmo.
Segundo informações veiculadas no site da Vice Presidência, a infra-estrutura será construída em duas vertentes, uma de torneio com um grau de dificuldade maior (6.257 metros) e outra, mais acessível, para amadores, com 5.878 metros.
Ainda segundo a mesma fonte, «o campo foi projectado por forma a conciliar a beleza da zona com a própria orografia do terreno, permitindo aos jogadores combinar a espectacularidade das vistas sobre a montanha e sobre o mar com um grau de dificuldade necessário ao desafio».
A infra-estrutura terá dezoito buracos “championship” e um “pitch and put” de nove. Será igualmente construído um campo de treino, vocacionado para iniciação ou condições especiais de jogo.
O recinto, lembra ainda o site, possibilitará uma versatilidade de opções aos jogadores. Aos profissionais e em competições, o desafio é de 71 pancadas como o par ideal. Aos amadores, 72. O campo terá, ainda, dez lagoas que serão colocadas estrategicamente por forma a aumentar o nível de dificuldade do jogo, mas também com uma função estética e funcional de reserva de água.
Realce-se ainda a existência de um Club House, que servirá de estrutura de apoio aos jogadores e visitantes. Será servido por um restaurante, um bar, uma pró-shop, uma recepção, balneários e outras facilidades.
Com vista a garantir o retorno do investimento, este campo terá uma componente imobiliária.
No site, lembra-se ainda a importância daquele investimento como potenciador do desenvolvimento da freguesia e como elemento de fixação das populações da Ponta do Pargo e freguesias vizinhas, já que irá gerar postos de trabalho e incentivar o surgimento de outros investimentos, sobretudo privados.
A construção desta infra-estrutura pretende complementar a oferta da Madeira neste segmento de mercado, assumindo-se como um investimento importante para ajudar a colocar a Região no roteiro dos destinos mundiais da modalidade.


FONTE: JM

Sem comentários: