segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ponta do Pargo deseja atrair investimento e melhoramentos em mais estradas


O presidente da Câmara fez questão de realçar no breve discurso, alto e bom som, que a beneficiação e pavimentação do caminho municipal do Lombo Queimado, que estava a ser inaugurado, era "dos poucos caminhos da Ponta do Pargo que não estava em boas condições".

Até pode ser, mas a população com quem o DIÁRIO contactou continua a reclamar mais investimento ao nível das acessibilidades internas. Os mais velhos querem mais caminhos beneficiados, enquanto os mais jovens anseiam sobretudo pela chegada da via expresso.

António 'Gato', um octogenário destaca a necessidade de ser melhorado o caminho da capela da Boa Morte. "Devia ser prioritário, porque passam aí muitos turistas", lembra.

Sobre o 'novo' caminho, beneficiado com alcatrão novo e o lançamento de uma rede de água potável, diz que "já fazia falta", mas "agora anda-se muito bem".

Sobre a freguesia, o ancião reconhece que "já está melhor, mas ainda não está bom, bom". Quer mais investimento. "As obras fazem sempre falta, como em todo o lado", admite. "Mas vamos 'comendo' assim", concluiu.

Investimento é também o que pede Gouveia, de 17 anos. "Há muita falta de investimento e quer-se investimento para a Ponta do Pargo", diz, confiante que a freguesia "é um lugar de oportunidades". Este jovem está esperançado que a chegada da via expresso traga o que a freguesia "carece". Ou seja, "benefícios não só para quem cá vive, como também para os que queiram cá investir", sublinha.

Nesta inauguração, que inicialmente fora marcada para as 16 horas, mas entretanto fora antecipada para o meio-dia, compareceram algumas dezenas de residentes locais. Desta feita, mesmo sem banda filarmónica, porventura até eram mais os 'convidados' do que as gentes da freguesia.

Jardim acusa RTP de "actos de censura"

Com o alvo apontado ao governo central, Jardim acusou a administração da RTP de "actos de censura" impostos pelo "poder colonial", porque "praticamente não dá informação sobre isto [inaugurações]. Apenas põem um minuto para disfarçar". "A nossa luta não é apenas uma luta para o desenvolvimento, é também para nos libertar do poder colonial", atirou.

Enquanto o presidente do Governo Regional discursava, alguns turistas continentais, que ocasionalmente passavam no local da inauguração, pararam para registar o momento em fotografia. À festa de comes e bebes da inauguração juntaram-se ainda populares naturais das zonas altas da Ribeira Brava, que regressavam do arraial de Ponta Delgada.

No extremo Oeste da ilha, e no âmbito deste investimento de 210 mil euros que melhoraram 475 metros de estrada, Jardim proferiu o quarto discurso do dia - havia estado antes em acções de campanha. Aproveitou a oportunidade para falar de "desenvolvimento integrado" e elogiar o "bom gosto" e o "bom enquadramento na paisagem" das novas construções que surgem na Ponta do Pargo.


Fonte: DN

Sem comentários: