segunda-feira, 24 de novembro de 2008

São Roque do Faial homenageia idosos




Ontem os idosos da freguesia de São Roque do Faial assinalaram o seu dia, como forma de proporcionar o convívio entre os idosos. Durante a tarde a animação foi constante, verificando-se que o espaço foi exíguo para a realização deste evento que envolveu dezenas de idosos da freguesia.
A partir das 15 horas actuaram na sede da Casa do Povo a “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial; o Grupo Instrumental e de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo; o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana e o Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Martinho.
Também houve a declamação de poemas por parte dos idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo de São Roque do Faial. No final ocorreu um lanche e um convívio para os idosos.
Segundo o presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial “esta actividade tem estado inserida no nosso plano de actividades nos últimos anos, com o objectivo de proporcionar aos menos jovens da freguesia uma tarde de animação e convívio diferente do habitual. Estes momentos são sempre aproveitados para a confraternização pois muitos dos participantes passam vários meses sem se contactar, uma vez que a idade já não permite grandes mobilidades. Uma vez mais a actividade decorreu como previsto”.
Heliodoro Dória, destaca que a realização desta actividade prende-se com o facto a freguesia ser dispersa e a maior parte dos idosos não se encontrarem regularmente. Também, assim como muitas outras da costa norte da RAM, a freguesia tem uma população envelhecida, mais de um quinto da população tem mais de 65 anos. Para tentar combater este problema social, foi criado no passado mês de Maio na Casa do Povo, com a colaboração da Segurança Social, um Centro de Convívio para Idosos. O Centro é frequentado por 25 idosos.
Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários: