segunda-feira, 22 de setembro de 2008

LAGOA DE 4 MILHÕES SURGE NA PONTA DO PARGO


O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais anunciou ontem, no decorrer da XXIV Festa do Pêro, na Ponta do Pargo, que vai nascer, naquela freguesia, uma lagoa com capacidade para 100 mil metros cúbicos que vai servir não só os agricultores locais, como também o novo campo de golfe que ali vai surgir.
A lagoa vai custar quatro milhões de euros e ajudará, como é óbvio, no serviço de rega. A conclusão desta obra está prevista para 2010.
Manuel António Correia, acrescentou ainda que o Governo vai criar a adega que vai transformar 70 toneladas de pêro em 50 mil litros de sidra.«Como sabem, nem toda a produção tem a qualidade suficiente para ser consumida em fresco», referiu o secretário regional, o qual adiantou que, utilizando fundos comunitários, o Executivo madeirense vai investir um milhão de euros. Esta adega poderá, no futuro, ser aumentada, caso se venha a justificar.
Mas das medidas previstas para incentivar à agricultura, há ainda a salientar o facto de o Centro Regional de Saúde já ter feito um contrato com a Quinta Pedagógica no sentido de ser escoado o pêro da Ponta do Pargo. Enquanto houver produção de pêro, vão ser escoadas uma média de duas toneladas de pêros por mês para os utentes do Serviço Público de Saúde.
Por todas estas medidas, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais considera que estão criadas todas as condições de escoamento do pêro daquela freguesia. Deste modo, Manuel António deixou o apelo aos agricultores para que aumentem e melhorem os seus pomares. «Com estas condições de escoamento, essa será, certamente, uma melhor aposta», afirmou ainda o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Governo investe 1,3 milhões na desratização

O Governo Regional já adjudicou o concurso para a aquisição de 300 toneladas de raticida a serem utilizadas em toda a Madeira. Para esta campanha de desratização, vão 1,3 milhões de euros, conforme referiu ontem o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais.
O raticida vai ser colocado, numa primeira fase, pelas Câmaras Municipais da Madeira, em todos os espaços públicos, como ribeiras, jardins e calhaus.
Numa segunda fase, o produto vai ser distribuído gratuitamente, a todos os agricultores, registados como tal, da Região, conforme garantiu o secretário regional, o qual disse saber que esta é uma das grandes preocupações dos produtores madeirenses. Mas há outra questão que o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais diz saber estar a afectar um grupo de agricultores.
Trata-se da recuperação — quase concluída — do canal de rega que liga a Calheta à Ponta do Pargo.
«Posso informar que vamos lançar concurso de imediato para a segunda fase dessa recuperação, que consiste no trajecto entre os Prazeres e a Ponta do Pargo», assegurou Manuel António, o qual disse que nestas duas fases de recuperação, o Governo Regional está a investir 4,3 milhões de euros.

Carlos Baptista diz que este ano foi dos melhores

Carlos Baptista, um dos expositores das 30 barracas espalhadas pelo recinto da Festa do Pêro, disse ao JM que a produção deste ano foi muito melhor que a do ano passado. «No ano passado foi pior. Este ano, ainda consegui — e tenho pouco terreno — uns 160 quilos», referiu Carlos Baptista, o qual admitiu, contudo, que a chuva ainda prejudicou alguns dos agricultores. Ainda assim, e no entender daquele produtor de pêro rajado, «a produção foi bastante boa e sempre vamos fazendo um dinheirinho nesta festa», referiu. Carlos Baptista admitiu que a Festa do Pêro é um bom evento para dar a conhecer aquele produto, levando muita gente à freguesia da Ponta do Pargo.

Sector primário cresceu 14% na Madeira

O secretário regional do Ambiente voltou ontem a lembrar os números publicados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística, que apontam o crescimento de 14 por cento do sector primário da Região, entre os anos de 2005 e 2006.
«Foi o melhor crescimento de todos os sectores económicos onde a Madeira teve o crescimento acima da média nacional», afirmou Manuel António Correia.
«Isto quer dizer que os senhores agricultores vão no bom caminho. Mas queremos crescer ainda mais», adiantou ainda o governante madeirense, o qual agradeceu todo o trabalho que tem sido feito pelos produtores regionais no sentido de melhorar a agricultura da Região.
Fonte: jornal da madeira

Sem comentários: