sábado, 30 de agosto de 2008

Tradições que se mantêm

Muitas das festas religiosas que se realizam na Madeira têm aspectos que com o passar dos anos tornaram-se tradicionais.
Entre eles estão as romagens, ou seja os cortejos de oferendas que se realizam nalgumas paróquias, na véspera da festa do Santíssimo Sacramento ou dos oragos. Neste fim-de-semana vão realizar-se esses cortejos em diversas localidades, sendo de salientar o que terá lugar na freguesia da Ribeira da Janela, que amanhã celebra a sua padroeira (Nossa Senhora da Encarnação). Conhecida como a "romagem das semilhas" ganhou este nome pelo facto de ser já tradição a ofertas de sacos daquele produto agrícola e revertendo as receitas do leilão ou das vendas para as obras paroquiais.
Também características são as romagens que se realizam na tarde de sábado no Curral das Freiras e nas quais o povo demonstra a sua generosidade oferecendo os mais diversos produtos que são colocados nos bazares no adro. A romagem é acompanhada pelo pároco e pela banda filarmónica.
Entretanto no primeiro sábado de Setembro (dia 6) na Ponta do Pargo realiza-se o "cortejo dos tabuleiros" sendo os produtos oferecidos pela população, transportados em tabuleiros, ornamentados, em forma de cone, semelhantes aos tradicionais tabuleiros das festas da cidade de Tomar. Esta romagem integra-se na festa de Santo António que aquela paróquia realiza no primeiro domingo de Setembro.
Outra actividade tradicional é o acender dos fachos nas montanhas sobranceiras à cidade de Machico, na véspera da festa do Santíssimo Sacramento, que será celebrada amanhã naquela localidade. Assim hoje cerca das 21horas os fachos começam a ser queimados, após o que será celebrada missa na igreja de Machico com início às 21h45.


Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários: