quarta-feira, 5 de março de 2008

PARÓQUIAS E CAPELAS DA FREGUESIA

PARÓQUIA DA PONTA DO PARGO


Esta paróquia tem como limites: a Norte, a Ribeira da Cruz; a Sul a Ribeira de São Pedro; a Leste a Serra Comunitária; e a Oeste a Rocha do Mar.

Na altura da sua criação, tinha 1875 paroquianos e era pároco da freguesia o Padre Silvano Sousa Jardim, natural de São Vicente.

A paróquia da Ponta do Pargo, também conhecida por paróquia de São Pedro tem como Orago este santo, festejado a 29 de Junho.

Na igreja paroquial (anexo XXI), situada a uma altitude de 498 metros, podemos salientar duas peças de arte sacra de grande valor (anexo XIII): um cálice em prata do século XV, que estava na fortaleza de São Lourenço, supondo-se ter sido entregue por José Silvestre Ribeiro, primeiro governador da Madeira, em 1856 aquando da demolição da capela do Palácio de São Lourenço e outro cálice custódia de prata dourada, de meados do século XVII.

PARÓQUIA DO AMPARO


Criada no mesmo ano da anterior, tem como limites: a Norte a Ribeira de São Pedro; a Sul a Ribeira dos Marinheiros; a Leste a Serra Comum e a Oeste a Rocha do Mar.- Anexo XXII

O número de paroquianos, na época da sua criação, era de 985, tendo também como pároco o Padre Silvano Ernesto Sousa Jardim.

Esta paróquia dedicada a Nossa Senhora do Amparo, tem como Orago esta Virgem. É no último fim-de-semana de Agosto que se realiza a festa desta paróquia.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM


Propriedade da Diocese, foi mandada construir por Manuel Mendes de Gouveia, em 1960, por graça alcançada.

Todos os anos, tem uma grande festa organizada feita pelos emigrantes da freguesia.

Fica localizada no sítio da Lombadinha, junto à Estrada Regional 101.-Anexo XIV

Sem comentários: