quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Sítio do Salão

Sítio central e o mais povoado da freguesia, onde se situam as principais instituições públicas.

O seu topónimo advém da qualidade do terreno avermelhado e barrento para além da sua planura, formando um grande salão.

Existe o Sítio do Salão de Cima e o Sítio do Salão de Baixo. É aqui, que se encontram as principais infra-estruturas da freguesia como por exemplo: a Igreja, duas Agências Bancárias (Banco Português de Investimento e Banco Internacional do Funchal), ambas com caixas de Multibanco. Temos ainda a Escola Básica do 1º Ciclo, a Junta de Freguesia, a Farmácia, Clínica Médica, Mercearias, Restaurantes, Cemitério, Centro de Saúde, Casa do Povo, Centro de Segurança Social e Estação dos Correios.

No passado, por volta de 1920, houve neste mesmo sítio duas fábricas de manteiga: uma de Joaquim Homem de Gouveia e outra da Cooperativa de Lacticínios da Madeira. Havia uma Padaria de Adelina de Jesus. Por volta de 1950 existiram outras duas padarias de Felisberto Farinha de Gouveia e outra de Gabriel Rodrigues Farelo.

No salão de baixo, na Rua César Augusto Pestana, junto ao Farol e Pico das Favas, existe um Restaurante/Residencial “o Farol”. No local chamado Fio, há um largo e um miradouro, onde no passado estava o teleférico, existindo também uma Casa de Chá com o mesmo nome.

Até há pouco tempo, funcionou uma “Casa de Pasto”com pensão, conhecida pela” Pensão da Inezinha”, de Inês de Gouveia Farinha.

Em 1925, neste sítio podíamos encontrar duas Mercearias: uma de Cláudio Sardinha e outra de Alfredo José de Gouveia. Em 1955 tínhamos quatro Mercearias: a mais antiga de Cláudio Augusto Sardinha, a”Venda-nova da Inezinha”, de Inês Gouveia Farinha, e a venda de Dionísio Rodrigues Farelo, regedor da freguesia naquela época.GG

Sem comentários: