sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tomada de Posse e Entrega de Certificados

Discurso da Presidente da Direcção, Maria do Rosário Gouveia na Tomada de Posse dos Corpos Sociais da Casa do Povo da Ponta do Pargo

Exm.º Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
Senhor Director Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Senhor Director de Serviços de Desenvolvimento Rural.
Senhor Presidente da Assembleia Geral
Senhor Vice-Presidente da Câmara da Calheta.
Senhor Presidente da Junta de Freguesia.
Senhoras e Senhores convidados.

Em primeiro lugar, queremos manifestar a nossa grande satisfação pela presença do Senhor Secretário na nossa freguesia e, particularmente, nesta nossa instituição.
A sua presença enche-nos de alegria e hoje por mais do que uma razão. É mais uma tomada de posse. Decidimos uma vez mais, assumir a responsabilidade de dirigir esta Casa do Povo, sem nunca termos descurado, porém, a possibilidade de outros sócios, com evidentes capacidades de liderança, abraçarem também esta causa, representando-a bem e até melhor que nós.
Como pargueiros que somos, continuaremos a envolver e a dinamizar esta comunidade, num projecto onde todos têm um papel importante e onde todos os contributos são bem acolhidos. Valorizamos a intervenção, a opinião, o trabalho e o saber de todos. Aliás, é isto a Casa do Povo.
Todos sabemos que este é um trabalho dedicado, que requer empenhamento e dinâmica, de modo a que os sócios se sintam integrados neste projecto comum.
Gostaria de, neste momento, reconhecidamente agradecer a todos os que, nestes dois mandatos, colaboraram connosco. Esta nova equipa mantém-se praticamente a mesma, embora alguns elementos, por razões pessoais, que compreendemos, não possam continuar. Integrámos elementos jovens, com novas ideias, com vontade e disponibilidade em colaborar, que irão certamente enriquecer o nosso trabalho, para que seja bom viver na Ponta do Pargo. Queremos ser a casa onde o povo desta freguesia se sinta bem.
Temos consciência de que é na Casa do Povo que se pode encontrar um pouco de tudo e que ela reflecte a maneira de ser um povo, dos seus usos e costumes, do seu modo de estar na sociedade e na vida, o que nos incita a inovar e a introduzir novas actividades. Queremos estar à altura das expectativas de todos quantos nos procuram, e corresponder de forma acertada e criteriosa aos desafios que se nos apresentarem.

Aproveitamos o ensejo, por estarmos aqui todos juntos, para solicitar aos sócios da Casa do Povo, que continuem a colaborar connosco e se façam ouvir, apresentando ideias e sugestões, e impulsionando a equipa que hoje toma posse a fazer mais e melhor para que, de forma construtiva, possamos imprimir mais qualidade ao nosso trabalho.
É nosso intento dar resposta a todos, sejam crianças, jovens, adultos e até aos mais experientes, mas as vossas aspirações terão mais sentido e razão de ser, se também estiverem disponíveis para trabalhar connosco, numa confluência de interesses profícua e estreita.
Não queríamos deixar passar esta cerimónia e este momento sem publicamente agradecer aos nossos parceiros institucionais, designadamente à Junta de Freguesia, à Câmara Municipal, à Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo, à ADRAMA, à ACAPORAMA, e naturalmente, à Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.
Estamos certos de que, juntos, utilizando racionalmente os recursos de que dispomos, lograremos conceder oportunidades e novos rumos às pessoas que nos são próximas e que confiam em nós.
Queremos, ainda, manifestar a nossa alegria e esperança no Grupo de Cantigas " Norte a Sul "da Casa do Povo da Ponta do Pargo que, com o seu esforço, dedicação, disponibilidade e muito mérito, tem levado o nome da nossa freguesia a vários pontos da ilha, sem nunca nos ter deixado ficar mal. Num gesto de reconhecimento deste grupo por parte desta Casa do Povo, intitula-se “A nossa música" o tema que dará forma à marcha que representará a nossa freguesia, no desfile das marchas de S. João, que terá lugar na Calheta, na próxima semana.
Mas, Senhor Secretário, não posso terminar sem falar do desempenho das formandas que aqui se encontram, pois esta cerimónia representa também um momento de extrema importância para elas, na medida em que traduz o culminar de uma aprendizagem que foi sendo adquirida ao longo destes dois anos nesta Casa do Povo, com o inestimável apoio e contributo da Secretaria que Vossa Excelência mui superiormente tutela e que tornou possível a diversificação formativa, que incidiu nas áreas de:
- Informática, onde foi ministrado o curso de Microsoft Office Word 2007 - Iniciação;
- Tapeçaria em Tela;
- Culinária Tradicional Madeirense;
- Entradas e Petiscos;
- Boas Práticas Ambientais;
E ainda o mini-curso de Teorias e práticas de Pontos e Crochet;
Os objectivos a que estas formandas se propuseram foram alcançados e constituem um factor determinante para o seu “saber-fazer”, munindo-as de conhecimentos específicos que, seguramente, serão implementados nas suas práticas laborais.
Desenvolveram a sensibilidade estética e a capacidade de iniciativa na criação das suas próprias peças, dos seus próprios trabalhos.
Foram criados hábitos de trabalho em equipa, fortaleceu-se a comunicação e as relações interpessoais.
No que concerne aos cursos relacionados com a alimentação, foram dotadas de conhecimentos e desenvolveram técnicas de culinária, e detêm já as aptidões necessárias à observância das normas de segurança e higiene alimentar. Foram sensibilizadas para a importância do valor nutricional dos alimentos e da leitura dos rótulos. E estão agora aptas a confeccionar refeições equilibradas, diversificadas e bem apresentadas.
Aprenderam também a valorizar os produtos regionais e a preservar receitas tradicionais madeirenses.
Portanto, hoje, estão todas de parabéns, recebem os seus certificados, e, aliás, estamos todos de parabéns.
Quero enaltecer a forma empenhada, motivadora, e disciplinada com que participaram nos cursos e desejo-vos os melhores sucessos.
Dirijo um especial agradecimento à Divisão de Formação de Desenvolvimento Rural, pela disponibilidade e pela forma como nos tem acompanhado e apoiado, bem como pelas palavras encorajadoras que sempre nos dirige através dos seus colaboradores, pelas excelentes técnicas que tem colocado ao nosso dispor, pela forma assídua e regular com que se juntam a nós, transmitindo-nos os seus saberes e que, com a sua capacidade, dedicação e amizade fizeram com que os resultados finais aqui expostos, pudessem servir para a melhoria de conhecimentos que serão aplicáveis no quotidiano destas formandas e das suas famílias.
É nossa intenção, Senhor Secretário, continuar a apostar neste trabalho, pois, neste momento, há mais interessados a frequentar outros cursos, nomeadamente o Bordado Madeira, Rendas Antigas, Microsoft Office Excel 2007, a Fada do Lar e em via de iniciar o Macramé e a Bijutaria.
Queremos continuar a apostar na formação e a valorizar as pessoas desta localidade. Tentaremos também preservar algumas tradições da freguesia e com boa vontade, na medida das nossas possibilidades, apoiar em ocasiões especiais, os centros de dia e de convívio, a EB1/PE e a associação Desportiva e outros que necessitem do nosso apoio.
Mais queríamos poder fazer e apoiar. Sabemos, contudo, que os tempos que se aproximam não são de facilidades, mas temos a convicção de que, todos juntos, saberemos superar as contrariedades.
E se não nos for possível fazer muito ou o que almejamos, com uma gestão racionalizada de recursos sempre nos nortearemos pela inovação e pela criatividade e imprimiremos mais qualidade em tudo o que fizermos.

Muito obrigado pela vossa presença.



















Sem comentários: