sexta-feira, 24 de junho de 2011

Marchas de São João amanhã na Calheta


Foi escolhido o tema “A nossa música” porque, para além de muitas outras virtualidades que se lhe reconhecem, associámo-la a uma arte incontornável na construção da nossa cultura, que nos remete para vivências e momentos que queremos registar. A música faz parte da nossa vida.
Nessa medida, foi nosso intento enaltecer o trabalho e o empenho que tem sido demonstrado pelo “Grupo de Cantigas de Norte a Sul” da Casa do Povo da Ponta do Pargo, que, disponibilizando muito do seu tempo e dedicação, tem levado o nome da nossa freguesia a várias localidades da Madeira, tem participado em programas difundidos pela comunicação social e até já gravou um “cd” com músicas tradicionais.
Este grupo de cantigas, constituído por 12 elementos, utiliza na sua arte uma combinação de instrumentos, composta actualmente por 2 acordeões, 2 rajões, um bombo, uma rebeca de cano, um sininho e cinco vozes.
Subiu ao palco pela 1.ª vez na vigésima terceira Festa do Pêro na Ponta do Pargo e, pela sua participação activa, é hoje uma referência na nossa terra, sendo, não raras vezes, solicitado para actuações em vários concelhos da ilha.
A marcha da Ponta do Pargo é composta por 52 elementos, com idades compreendidas entre os 3 e os 60 anos. Traz como cores predominantes o preto e o branco, o vermelho, o azul, o amarelo e o verde.
É responsável pela marcha a Prof.ª Rosário Gouveia, Presidente da Casa do Povo da Ponta do Pargo.
Este ano, apadrinham a marcha da Ponta do Pargo o Sr. Alcindo Andrade, responsável pelo Grupo de Cantigas “de Norte a Sul” e NídIa Andrade, acordeonista do mesmo grupo.
Dirigimos o nosso reconhecido agradecimento à:
- Câmara Municipal da Calheta;
- À Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo;
- À Junta de Freguesia da Ponta do Pargo;
- À Casa do Povo da Ponta do Pargo;
- À Empresa IDELMA;
- Ao João Paulo Câmara coreografo da marcha;
- E a todos os elementos, que de bom agrado, quiseram participar nesta marcha, com dedicação e alegria, para representar a nossa freguesia e o concelho levando o seu nome além fronteira.

Sem comentários: