quarta-feira, 25 de maio de 2011

Inauguração na Ponta do Pargo

O Presidente do Governo Regional da Madeira visita esta sexta-feira, dia 27 de Maio, pelas 16h30, as obras realizadas na segunda fase da recuperação da levada da Calheta-Ponta do Pargo, que decorreu ao longo de 26,2 quilómetros e diz respeito ao troço compreendido entre a Freguesia dos Prazeres e o sítio do Cabo, na Ponta do Pargo.


A cerimónia de inauguração será no sítio da Lombadinha, na Freguesia da Ponta do Pargo.
Esta intervenção, levada a cabo pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da IGA Investimentos e Gestão da Água, SA, vai permitir melhorar o serviço prestado aos agricultores das Freguesias da Calheta, Estreito da Calheta, Prazeres, Paúl do Mar, Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo.
No decurso dos trabalhos, foi construído um novo canal em betão armado, com o objectivo de não só reduzir o elevado volume de perdas que se registavam ao longo da levada, de forma a aumentar a disponibilidade de água aos agricultores, mas também de conferir maior segurança à infra-estrutura através do seu reforço estrutural.
Os trabalhos implicaram ainda a beneficiação de algumas captações de água existentes, melhoramento do percurso pedestre da levada, a execução de descargas de limpeza e de descarregadores de superfície do canal e a remodelação/beneficiação das caixas divisórias e das casas de apoio aos levadeiros.
Os melhoramentos, que agora serão inaugurados, vão beneficiar 2.616 regantes, servindo directamente uma área de 306 hectares, e correspondendo a um investimento total superior a 3,2 milhões de euros, suportados pelo Orçamento Regional e com ajudas da União Europeia.
É também de referir que a levada da Calheta Ponta do Pargo é um dos mais importantes sistemas hidráulicos de fins múltiplos da Região, constituindo não só a principal origem de água do regadio agrícola no município da Calheta, como também para servir a produção hidroenergética e abastecimento público.
Saliente-se ainda que a Levada da Calheta Ponta do Pargo, em toda a sua extensão, que compreende um troço total de 40,5 quilómetros, os quais foram recuperados numa primeira fase entre os Prazeres e a Calheta e, agora, entre os Prazeres e a Ponta do Pargo, beneficia perto de 4.800 regantes e serve uma área total superior a 650 hectares.

Sem comentários: