quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inauguração do Quartel de Bombeiros

O presidente do Governo Regional anunciou ontem duas novas obras que pretende lançar até ao Verão: o quartel de Bombeiros do Porto Santo e o Centro de Saúde da Estrela, no concelho da Calheta.


O anúncio foi feito na inauguração do novo quartel de bombeiros da Calheta.
A questão foi suscitada pelo ginásio que este novo quartel tem e que, segundo Alberto João Jardim, «será utilizado, em termos transitórios, quando se iniciar as obras do novo centro de Saúde da Calheta, visto que o actual, na Misericórdia, não tem já condições».
O presidente do Governo disse saber que uma das aspirações da população do concelho da Calheta é ter um novo Centro de Saúde.
«Contamos pôr a concurso a obra em finais de Junho, meados de Julho», disse Alberto João Jardim, referindo-se ao Centro de Saúde da Estrela, cuja construção demorará cerca de um ano.
Visto que o actual Centro de Saúde da Misericórdia já não tem condições para continuar a oferecer os serviços de urgências e de consultas externas, estas passarão a funcionar no ginásio do novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Calheta, mal a obra do novo Centro (da Estrela) se inicie.
Quando o novo Centro de Saúde estiver concluído, esses serviços sairão do quartel dos Bombeiros, cujo ginásio será entregue como novo à corporação, explicou o presidente do Governo.

O melhor conjunto do País

No que respeita ao Porto Santo, Alberto João Jardim disse estar a contar abrir concurso, até ao início do Verão, para a construção do novo quartel de bombeiros.
«Eu orgulho-me de ter cumprido o meu dever para com as corporações de bombeiros da Madeira. Conheço as nessidades destas instituições e reconheço que, pelo serviço que prestam às populações, têm de ter as condições adequadas para o fazer», disse Jardim, acrescentando: «Sinto-me satisfeito porque, com a obra do Porto Santo, ficarão, com as obras dos meus governos, dotadas todas as corporações de bombeiros da Madeira com aquartelamentos eficientes, que serão, talvez, o melhor conjunto de quartéis de bombeiros existente nas várias regiões do País».
Quanto ao quartel da Calheta, Alberto João Jardim disse ter havido a preocupação de lhe dar uma certa dimensão, «porque ele abrange a maior área territorial municipal de toda a Região Autónoma da Madeira e a maior área florestal de qualquer concelho da Região».
O cuidado com a formação dos seus quadros e eficazes meios materiais, nomeadamente ambulâncias, foram outras preocupações, acrescentou.

Reagir pela positiva

«Nestas ocasiões de crise, nós temos de reagir pela positiva», disse o presidente do Governo, garantindo que é isso que tem sido feito na Região, ao contrário do que se passa em Lisboa, «onde só se fala em desgraças», num país que passa pela «vergonha» de ter «um destino traçado pelas potências estrangeiras que nos vão evitar a bancarrota».
«Há que reagir pela positiva», acentuou Jardim, lembrando que «nem a desgraça, nem as crises são eternas se os homens e as mulheres tiverem a capacidade para levantar a cabeça e ir sempre em frente». É o que a Madeira tem feito, disse o presidente, dando o exemplo de praticamente todos os dias ter procurado estar presente na inauguração de coisas novas, sejam públicas ou privadas, «a demonstrar que, mesmo no meio das dificuldades, o povo madeirense não se deixa vencer».

Concretizar um sonho

Rocha da Silva, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários da Calheta, disse que a inauguração do novo quartel foi a concretização de um sonho iniciado em 1992. Obra que considerou «estruturante» para um concelho que representa 15% do território da Região e tem uma grande área florestal. Só em 2010, a corporação respondeu a 2370 ocorrências.
Manuel Baeta, presidente da Câmara e vice da Associação, disse que esta foi a melhor prenda de aniversário da corporação, que completa 19 anos e uma das obras mais significativas que viu fazer no seu mandato.

A OBRA

Inauguração - O presidente do Governo Regional inaugurou ontem o Quartel de Bombeiros Voluntários da Calheta. A obra representou um investimento do Governo Regional que ascendeu a 3.100.000,00 euros. O novo quartel, construído no sítio de São João, está implantado num terreno com 7.000 m2, tendo uma área de construção de 3.364m2.. O edifício tem três pisos e está dotado de camaratas femininas e masculinas e respectivos balneários, ginásio, oficina, garagem e arrecadações. O novo quartel dispõe de 40 bombeiros (37 homens e 3 mulheres).

Texto: Jornal da Madeira
Fotos: FotoCanhas

Sem comentários: