domingo, 20 de fevereiro de 2011

O dia em que a Madeira "chorou"

Faz hoje um ano do dia mais fatídico do último século para a Madeira. Pânico, temporal, mortos e destruição são as palavras que definem aquele dia, que nunca mais sairá da memória dos madeirenses (20.02.10). Infelizmente 42 pessoas perderam a vida neste dia, e outras 6 continuam desaparecidas.  Nada conseguia prever aquilo que aconteceu. No dia 19 de Fevereiro de 2010, o dia foi de sol e de "bom" tempo, na manhã de 20 de Fevereiro tudo se opôs e passou para um dia cheio de nuvens, nevoeiro, chuva e muito pânico.
Felizmente na Ponta do Pargo não aconteceu nada de grave, a não ser algumas derrocadas (normal para um dia de temporal), mas na Calheta há a lamentar a morte de 3 pessoas, 2 mulheres (irmãs) da freguesia do Arco da Calheta (enquanto dormiam, uma derrocada levou a habitação) e um homem que se encontrava a trabalhar na limpeza da estrada no Paul do Mar.

Na Madeira, os locais com mais notável gravidade nesse dia foram a Serra d'Água, Ribeira Brava, Curral das Freiras, Santo António, Funchal, Babosas, entre outros.
Nota-se claramente no olhar dos habitantes destas localidades que o pânico e o terror de tudo voltar a acontecer permanece, sempre que chove estes madeirenses recordam o que viveram neste dia (20.02.10).

Deixamos aqui alguns vídeos, retirados do Youtube, daquilo que aconteceu naquele dia na Madeira.
Ao longo do dia iremos disponibilizar mais.

FORÇA MADEIRA!
Vamos aliar-nos ao movimento I Love Madeira, e vamos promover um minuto de silêncio em memória das vítimas do 20 de Fevereiro às 13h00.




Sem comentários: