quinta-feira, 16 de setembro de 2010

XXVI Festa do Pêro - 18 e 19 de Setembro

Realiza-se este fim-de-semana na Ponta do Pargo a Festa do Pêro. A edição deste ano tem um leque variado de propostas culturais e musicais. A Festa inicia-se oficialmente às 18h00 do dia 18 com uma missa na Igreja Paroquial, presidida pelo pároco da freguesia Paulo Silva, de seguida o Grupo de Cantigas Norte a Sul subirá ao palco abrindo assim as actuações musicais da festa. Pelas 20h00 é a vez do Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Ponta do Sol mostrar o seu repertório perante o público. Uma hora mais tarde (pelas 21h00) será projectado um vídeo realizado e produzido pelo actor e realizador madeirense Dinarte Freitas com jovens da Ponta do Pargo e será feita também a entrega de certificados os formandos do Curso de Teatro e Representação promovido por Dinarte Freitas em colaboração com a Casa do Povo da Ponta do Pargo.
O Conjunto Musical Os Lordes fará a animação a partir das 21h30 até por volta das 00h30. De seguida subirá ao palco o DJ Basik, do Paul do Mar.

No Domingo, a festa inicia-se às 09h00 com a Banda Municipal Paulense fazendo a recepção às autoridades locais e percorrendo a avenida da Rua Dr. Vasco Augusto França até ao Largo Cónego Homem de Gouveia. Pelas 11h00 tem lugar na Igreja Paroquial uma missa solenizada pelo Grupo Coral da freguesia. Às 12h00 tem lugar no palco principal da festa um discurso feito pelo Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais. Após este discurso será feita uma visita aos cerca de 22 pavilhões dos agricultores/produtores e cerca de 26 máquinas agrícolas. Às 12h45 é inaugurada na Sala de Exposições do Centro Cívico a exposição "Assimetrias do olhar e do silêncio" de Manuel Barata. Pelas 13h00, aproximadamente haverá uma demonstração gastronómica. 
A Animação Musical no Palco inicia-se pelas 13h30 com o Grupo de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo, Paulo Costa e suas bailarinas (14h00), Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial (15h00). Às 16h00 tem o ponto alto da festa com o Cortejo Alegórico, que este ano conta com muitas surpresas. Simultaneamente com o cortejo haverá uma Demonstração Gastronómica sendo seguida de uma palestra da nutricionista do SESARAM Dr.ª Liliane Peralta. 
A Animação de Palco retoma às 17h30 com o Grupo de Folclore Monte Verde, Carlota Temtem (18h20), Grupo da Casa do Povo de Ponta Delgada (18h45), Grupo de Cantares da Madeira (19h15) e Grupo de Cordas da Casa do Povo da Fajã da Ovelha (20h00). 
A partir das 21h00 assume o cargo da animação o Conjunto Musical " Os Lordes ". 

A Casa do Povo da Ponta do Pargo disponibiliza estacionamento coberto gratuito no Sábado até às 03h00 e no Domingo até às 00h00.

Durante o dia de domingo haverá uma exposição de Carros Antigos Japoneses, cerca de 57, na praça do Centro Cívico.
A apresentação do evento estará a cargo de Carlos José Pereira.


Sem comentários: