sábado, 21 de agosto de 2010

Verão 2010: Descobertas - Ponta do Pargo


Situado a mais de 300 metros de altitude e com uma torre de 14 metros, o farol da Ponta do Pargo, além da sua função específica, representa um ex-líbris para a freguesia situada no extremo Poente da Região.
Com a imensidão do mar defronte deste 'limite' da ilha e com as altas encostas que caracterizam o litoral nesta ponta, valem por si só uma visita a uma das localidades, que pese embora sejam das mais distantes do Funchal, actualmente fica-se apenas e só por uma hora de estrada para lá chegar.
O farol da Ponta do Pargo entrou finalmente em funcionamento em Junho de 1922, assumindo-se desde então como um ícone para a localidade 'distante'.
Viria a ser electrificado em meados do século passado (1958) com a montagem de grupos electrogéneos, ficando como reserva o gás. A energia eléctrica da rede pública só chegou mais de três décadas depois, em 1989. Desde então o farol passou a ser automatizado.
Entretanto, em 1999 o Governo Regional declarou o farol da Ponta do Pargo de valor cultural da Região, classificando-o como de valor local. Dois anos depois foi criado no seu interior um pequeno pólo museológico alusivo a este farol. Uma visita a este pequeno espaço recomenda-se, além da panorâmica que se avista do miradouro existente junto do mesmo.
In, DN

Sem comentários: