domingo, 22 de novembro de 2009

CRISTIANO GOUVEIA, REDIGE E APRESENTA DISCURSOS DE AGRADECIMENTO

Cristiano Gouveia, Tânia Jardim e D.António Carrilho


Cristiano Hugo Páscoa de Gouveia, jovem natural da Ponta do Pargo, a convite da Comissão de Finalistas da Escola Básica e Secundária da Calheta apresentou na passada sexta-feira, durante a Cerimónia de Comemoração do Dia da Escola e na Cerimónia da Bênção das Capas, o discurso de congratulação dos finalistas e de recepção do Bispo do Funchal, D. António Carrilho, respectivamente.

Deixamos de seguida os discursos da autoria do jovem pargueiro.

Discurso – Dia da Escola

Bem-vindos!

Excelentíssimos Presidente do Conselho Executivo da EBS Calheta, Representante da Secretaria Regional da Educação e Cultura e Vice Presidente da Câmara Municipal da Calheta.

É uma grande honra e de sinónima importância a vossa presença na bênção das capas da Escola Básica e Secundária da Calheta de 2009.

O facto de estarem aqui presentes, vivendo connosco este dia singular das nossas vidas é a maior prova da confiança e esperança no nosso futuro que vós hoje podeis dar.

Como antigos estudantes que sois, sabeis que o nosso trajecto até este momento não foi sempre estável, ora apareciam-nos caminhos desimpedidos e favoráveis ora apareciam-nos caminhos com obstáculos, às vezes até de mais.

Tivemos os nossos momentos de desespero, de indiferença, de tristeza, até mesmo de loucura. Porém, não foram apenas os momentos de negativismo que constituíram a nossa caminhada. Tivemos também as nossas ocasiões de alegrias, de vitórias, até mesmo de paixonetas. Enfim, considero que todos nós, hoje finalistas, tivemos um percurso complexo, repleto de várias experiências factor este que permitiu-nos aprender com os erros bem como crescer com os êxitos que alcançamos.

Hoje, é mais um passo que todos nós damos em frente, a responsabilidade bate-nos `a porta. A partir do final deste ano, o nosso destino estará totalmente nas nossas mãos e aqui fica uma promessa: - Nós finalistas não iremos parar! Queremos mais e mais!

Somos a geração do amanhã. A exemplo dos nossos pais e antepassados, esses que lutaram pela autonomia e que também passaram vidas inteiras estimulando o nosso crescimento e desenvolvimento regional, continuaremos o seu trabalho bem como dignificá-lo-emos. Levaremos sempre no coração o ser madeirense, quer aqui na região, quer além fronteiras. A todas as pessoas e entidades aqui presentes deixo-vos uma mensagem: -Nós finalistas, somos o vosso investimento, continuem a acreditar em nós!

Aproveito este momento para saudar todas as pessoas que apoiaram-nos na escola, que cultivaram em nós a perseverança e um espírito de luta durante todo o nosso percurso escolar até agora. Refiro-me claramente a todos os nossos professores, aos funcionários da escola e claro os nossos pais, familiares e amigos na sua generalidade.

Felicitámos também aos padrinhos internos e externos que se mostraram disponíveis para partilharem este dia com todos nós finalistas e que ajudaram-nos da forma que puderam, ajuda essa que nós muito agradecemos! O nosso muito obrigado.

Boa tarde e bem hajam!

Discurso de Recepção de D. António Carrilho

Reverendo Senhor Bispo D. António Carrilho, é tão grande a honra presente em cada um de nós, estudantes e povo da Calheta, ter-vos cá, celebrando connosco este dia tão singular e especial das nossas vidas, a bênção das capas.

A cerimónia planeava-se memorável, mas com a vossa presença, além de memorável é também única. A vossa presença entre nós é prova do seu coração de Pastor. Crescer com Deus fez de nós bons jovens, seguir os seus passos fará de nós verdadeiros homens e mulheres. Ao estarmos presentes na igreja, celebrando esta etapa nuclear da nossa vida, estamos exprimindo a imensa importância da igreja nos nossos caminhos. A igreja incutiu-nos a conduta de vida necessária para que hoje possamos sentir um objectivo alcançado e descobrir novos objectivos por concretizar.

Dizemos hoje, com orgulho e sem contenção: Somos flores neste jardim chamado igreja; somos areia ladeando aquele oásis que é Deus.

Durante os últimos 3 anos do secundário lidamos com alegrias, derrubamos barreiras, de cabeça erguida ultrapassamos diversos obstáculos. Rimos e choramos com os nossos sucessos e as nossas derrotas, não apenas na escola como também a nível pessoal.

Hoje estamos aqui. Ultrapassada esta etapa esperamos pelo futuro, muito incerto, por sinal. Fomos perseverantes na nossa caminhada, bravos na dominação dos imprevistos e das incertezas, orgulhosos no nosso trajecto e desafiadores de um futuro. Hoje, reunimos 3 anos de vida, recordamo-nos desses anos, lembramo-nos das nossa vitórias e perdoamos a quem nos desiludiu, a quem nos fez chorar, a quem no fundo foi um dos nossos obstáculos.

Hoje começa uma nova caminhada para todos nós.

Mais uma vez expresso a nossa gratidão e aptidão por ter-vos cá, que esta seja uma das muitas vezes que o vejamos no nosso concelho, vossa imagem dá esperança a todos os calhetenses, na construção de uma Calheta, de uma Madeira mais nobre, mais devota ao projecto de Deus.

Em nome dos estudantes finalistas e demais povo da Calheta aqui presente, o nosso muito obrigado!



Cristiano Gouveia, Nuno Maciel e João Pita

Sem comentários: