domingo, 25 de outubro de 2009

Viagem pelas tradições


O Grupo de Cantigas 'Norte A Sul', da Casa do Povo da Ponta do Pargo, recorda canções que integram o imaginário colectivo da freguesia.
Data: 25-10-2009

Projectar junto das gerações mais novas as tradições populares é, nos tempos actuais, uma tarefa urgente. E por duas razões: a primeira centra-se no facto de grande parte das pessoas que as conhecem, devido à sua avançada idade, estão em risco de desaparecer e, por via disso, perde-se parte importante do património popular; e a segunda prende-se com a realidade de os mais novos, por via das modas, estarem mais interessados nas novidades tecnológicas.

Ora, o trabalho de estreia do Grupo de Cantigas 'Norte A Sul', um colectivo formado por iniciativa do actual direcção da Casa do Povo da Ponta do Pargo cuja responsável é Maria do Rosário Abreu, não só procura recuperar a trajectória do Grupo Folclórico da Casa do Povo do Ponta do Pargo, mas também projecta no futuro composições que estavam em risco de se perderem. E, neste caso, o CD (gravado no Estúdio de Paulo Ferraz), por ser uma edição de autor, representa um acto de coragem que, em tempos de crise, assume mais importância.

Já o Grupo de Cantigas 'Norte A Sul', cujo responsável artístico é Alcindo Andrade, composto por elementos de várias idades, apresenta no trabalho de estreia interpretações bem conseguidas de 'Baile da Ponta do Pargo', 'Baile Pesado' e 'Despique da Ponta do Pargo', para além de temas populares do continente, nomeadamente 'O Mar Enrola na Areia'. Ou seja, trata-se de uma viagem pelas memórias musicais de um país. E que se deseja tenha uma boa divulgação.

Fonte: Revista MAIS/DN

Sem comentários: