sábado, 30 de maio de 2009

Ponta do Pargo quer destronar Mirandela

A ADC Ponta do Pargo - que afastou a ACD São João da Ribeira Brava, nas meias-finais - e CTM Mirandela, que eliminou a ACM Madeira, iniciam hoje - 15h00, no Centro Cívico daquela localidade a disputa do título nacional feminino da 1.ª divisão de ténis-de-mesa. Uma repetição da final do ano passado, com as calhetenses (vice-campeãs) a quererem destronar o “todo poderoso” detentor do ceptro, Mirandela, colectividade que tem dominado o panorama nacional nos últimos anos. Ponta do Pargo que se preparou para a festa, com animação a partir das 14h00, através do Grupo Cómico “Os 4 Litro”, do Grupo de Artes Circenses da Casa do Povo de Campanário e do Grupo de Danças “Dream Dancers” da Ponta do Pargo. No espaço exterior do Ginásio estará, ainda, uma roulotte da Empresa de Cervejas da Madeira, onde cada espectador, depois de receber uma senha do Clube organizador, terá direito a uma 1.ª bebida (à escolha) oferecida.
No currículo da ADC Ponta do Pargo consta o único título alcançado a 25 de Maio de 2004, assim como a vitória na Taça Fernando Amado no mesmo ano, ao que sucedeu o domínio das transmontanas, com base numa aposta asiática, nomeadamente a chinesas. Fu Yu, Carina Jonsson e Ana Cristina Neves vão, nesta eliminatória final, tentar quebrar a hegemonia e favoritismo do CTM Mirandela, que apresentará Yao Tong, Xie Juan e Anamaria Erdelji. O 1.º jogo da final é hoje, ao que se seguirá, dentro uma semana (5 de Junho), a 2.ª “mão”, em Mirandela, e caso seja necessário uma 3.ª partida (de desempate) a mesma volta a ter lugar em Mirandela (a 6 de Junho).
No “histórico” esta temporada (2008/09) entre as duas colectividades, o Mirandela leva vantagem nos três encontros realizados. Assim, para o Campeonato (fase regular), o Ponta do Pargo perdeu (3-4) em Mirandela e (2-4) na Calheta, tendo ainda baqueado na final da Taça de Portugal, em Câmara de Lobos (1-3). Temos, pois, um conjunto madeirense que procura inverter a tradição dos confrontos desta temporada, depois de as duas equipas terem terminado a 1.ª fase nas duas posições cimeiras: o Mirandela com 14 jogos e 14 vitórias e o Ponta do Pargo com 12 triunfos e os já dois desaires.
É grande a expectativa na zona Oeste da ilha, onde os responsáveis da “modalidade-rainha” da ADC Ponta do Pargo esperam grande afluência, entusiasmo e ambiente festivo antes e durante o jogo com as transmontanas. Obter um bom resultado hoje - leia-se vitória - é importante para que as calhetenses tenham possibilidade de voltar a conquistar o título, com a presença e apoio do público a poderem ser um facto acrescido de motivação às atletas do Clube ilhéu.

Fonte: JM

Sem comentários: