quinta-feira, 28 de maio de 2009

David contra Golias?

Mirandela (freguesia)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mirandela
ConcelhoMirandela
Área29,78km².
População11 109(hab. 2001)
Densidade373,0 hab./km²
Freguesias de Portugal

Mirandela é uma freguesia portuguesa do concelho de Mirandela, com 29,78 km²; de área e 11.109 habitantes (2001). Densidade: 373,0 hab/km²;.
A actual cidade de Mirandela ergue-se na margem esquerda do rio Tua, a cerca de 3,5km a montante do local onde este curso de água se forma, a partir da junção dos rios Tuela e Rabaçal. Precisamente nesse sítio, funciona o parque de campismo de Mirandela.
A história de Mirandela surge intimamente ligada à da família Távora, donatária da mesma, pelo que não é de estranhar que, ainda hoje o principal edifício com valor histórico e arquitectónico seja o Palácio dos Távoras, onde hoje funciona a sede do município.
Outro aspecto importante na história de Mirandela é o da sua ligação à comunidade judaica portuguesa, através das famosas alheiras, tipo de enchido que, originalmente, não continha carne de porco, mas de outro género, sobretudo de aves, como o frango, além de muito pão. Essa terá sido uma das formas de os judeus da região enganarem a Inquisição e os eventuais vizinhos denunciantes, possuindo assim também o seu fumeiro, como qualquer cristão transmontano. Refira-se que a alheira não é exclusiva de Mirandela, mas bastante comum em todo o Nordeste Transmontano, sendo a alheira de Mirandela se tornou célebre pela forte aposta efectuada por algumas pequenas empresas, há décadas, na sua difusão comercial, sobretudo para o Porto e Lisboa.
Outro dos símbolos de Mirandela foi o Complexo Agro-Industrial do Cachão, localizado no sul do concelho, na fronteira com o município de Vila Flor. Obra arriscada do visionário Eng.º Camilo Mendonça, que pretendia criar todas as condições para o escoamento comercial dos valiosos produtos agrícolas da região transmontana, acabou por soçobrar às vicissitudes sociais e económicas pelas quais Portugal passou na sequência do 25 de Abril, perdendo força, apesar de ainda existirem algumas empresas de sucesso, na área do azeite e azeitona de mesa, bem como em compotas e doces.


Ponta do Pargo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponta do Pargo
ConcelhoCalheta (Madeira)
Área22,00km².
População1 145(hab. 2001)
Densidade52,0 hab./km²
Freguesias de Portugal

Ponta do Pargo é uma freguesia portuguesa do concelho da Calheta (Madeira), com 22,00 km² de área e 1 145 habitantes (2001). Densidade: 52,0 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.8 (32°48') Norte e a uma longitude 17.25 (17°15') Oeste, estando a uma altitude que varia entre os 0 e os 800 metros. Ponta do Pargo tem uma estrada que liga Porto Moniz e Santana e Funchal. A actividade principal é a construção civil. Tem costa no Oceano Atlântico a oeste. Tem montanhas a este.
O nome da Ponta do Pargo adveio da sua localização na extrema ponta oeste e por ser rica numa espécie de peixe chamada Pargo.
Esta zona distingue-se de toda a Ilha da Madeira pelos seus planos terrenos. Silenciosa e peculiar, esta freguesia mantém o seu encanto durante quase todo o ano, estando mais viva quando se celebram as festas religiosas. Outro dos eventos que a faz brilhar é a já célebre a nível regional Festa do Pêro

Sem comentários: