quarta-feira, 20 de maio de 2009

Acabar com a inf(t)erioridade

"Sucesso do clube mostrou que as pessoas da Ponta do Pargo são tão boas como outras"
Data: 20-05-2009

Mais que os sucessos desportivos é outro o orgulho de Gilberto Garrido na Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo, que vai completar dez anos em Julho. "Unimos as pessoas da freguesia e do concelho e fizemo-las consciencializarem-se que não são inferiores aos outros por serem de uma zona rural".

Para o único presidente que o clube conheceu até à data "a interioridade da freguesia causava um sentimento de inferioridade. Somos a freguesia mais distante do Funchal" diz, recordando que quando o clube nasceu "alguns atletas tinham dificuldades em vestir a nossa camisola. Até se contavam anedotas sobre a Ponta do Pargo...".

Uma década transcorrida a situação é completamente diferente com o desporto a desempenhar um lugar central nessa mudança. "Mostrámos que somos tão bons como os outros e, numa terra tão pequenina como a Ponta do Pargo, conseguimos fazer um clube com a dinâmica, dimensão e resultados que já alcançámos", afirma.

Um motivo de orgulho

Tanto assim que a ADC Ponta do Pargo é "respeitada" hoje em dia a nível regional e nacional e "muito conhecida" a nível europeu.

Por isso, aponta o clube como "um motivo de orgulho" para as pessoas da freguesia. "Hoje em dia não têm vergonha de dizer que são da Ponta do Pargo. Se havia um sentimento de inferioridade, está ultrapassado".

Grande trabalho de promoção

Gilberto Garrido faz questão também de relevar "o grande trabalho de promoção da Calheta e Madeira" que é feito sempre que a equipa se desloca ao estrangeiro para participar em competições europeias de ténis-de-mesa. "Levamos sempre uma comitiva oficial e somos recebidos pelos embaixadores ou cônsules de Portugal das terras que visitamos. Tentamos sempre que reunam os portugueses e madeirenses que lá vivem que nos apoiam com entusiasmo".

Isto só é possível com o apoio da Câmara da Calheta, IDRAM e Juntas de Freguesia do concelho, o que só por si, alega, faz com que o Ponta do Pargo seja um clube diferente a nível nacional. "Fazemos nosso o sonho dos outros e com que sintam que fazem parte do nosso projecto".

Esta promoção da freguesia e do concelho também acontece a nível interno. Como o clube tem duas equipas a competir na I Divisão nacional - uma masculina e outra feminina - a Ponta do Pargo "é visitada todas as épocas por quinze ou mais equipas de várias zonas do país, de Mirandela aos Açores".

Diferendos são passado

Diferendos com clubes do concelho, como os que vieram em tempos a público, são agora coisas do passado. Gilberto Garrido garante ter "um bom relacionamento com todos", isto depois de um acerto de estratégia de forma a "cada um ter as suas modalidades" e anuncia uma parceria com os Prazeres no badminton como "uma boa referência da colaboração entre os dois clubes".

Fonte: DN

Sem comentários: