terça-feira, 28 de abril de 2009

Professor Francisco M.S. Barreto promove debate «Ciência Vs Fé»

A Escola Básica dos 1,2,3 Ciclos /PE Professor Francisco M.S. Barreto, na Fajã da Ovelha, promove no próximo dia 29 de Abril, pelas 14h30, um debate subordinado à dialéctica conhecimento científico / religião, aberto a toda a comunidade escolar e local.
Esta acção é uma iniciativa promovida pelo Grupo Disciplinar de Ciências da escola e surge na sequência de comuns intervenções de alunos nas aulas da disciplina de Ciências Naturais (fundamentalmente) questionando por vezes a legitimidade de determinados conteúdos leccionados, invocando que na catequese aprenderam de forma diferente. Os promotores da iniciativa pretendem, com a concretização desta acção, esclarecer e informar docentes, catequistas, encarregados de educação e alunos sobre este assunto, sempre na perspectiva de, juntos, contribuírem para uma formação melhor e integral dos jovens.
Os docentes responsáveis sublinham que o objectivo desta iniciativa não é demonstrar “quem tem razão”, mas antes clarificar que, nos tempos que correm, Ciência e Fé não são necessariamente incompatíveis. Não se pretende, deste modo, que este debate constitua um confronto de convicções ou de posições extremadas mas tão-somente uma ocasião de troca aberta e construtiva de diferentes opiniões em campos tão distintos, mas quiçá complementares, como sejam os da Ciência e da Fé.
Esta actividade que terá como oradores convidados, entre outros, os Srs. Padres Paulo Catanho e Rui Sousa, párocos das diversas paróquias das quais são oriundos os diversos alunos da escola – Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo, Prazeres e Paúl do Mar. Este convite é extensivo a todos quantos queiram contribuir de forma positiva para uma saudável troca de ideias e de conhecimentos que este debate pretende promover.

O Delegado do Grupo Disciplinar de Ciências

Renato Azevedo

Sem comentários: