sábado, 18 de abril de 2009

FILME "CAMARATE" EM EXIBIÇÃO NO CENTRO CÍVICO A PARTIR DAS 16H30 - ORGANIZAÇÃO DA CASA DO POVO DA PONTA DO PARGO E INATEL


Camarate
Título original: Camarate
De: Luís Filipe Rocha
Argumento: Luís Filipe Rocha
Com: José Wallenstein, Luís Lucas, Maria João Luís, Virgílio Castelo
Género: Drama
Classificacao: M/12

POR, 2000, Cores, 120 min.



argumento
O cartaz promocional de "Camarate" lança a pergunta: "Acidente ou atentado?". Já lá vão 20 anos e a interrogação não esmorece.
A tese do acidente ou a possibilidade de atentado são levantadas pelo realizador Luís Filipe Rocha no seu filme sobre o processo de Camarate. Agora que se comemora o 20º Aniversário da morte Francisco Sá Carneiro, um dos fundadores da democracia portuguesa, o filme chega para relembrar e convocar a reflexão sobre uma das mais trágicas e enigmáticas histórias do nosso país no pós-25 de Abril.
No dia 4 de Dezembro de 1980, o primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis, o ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa e a mulher, o chefe de gabinete do primeiro-ministro António Patrício Gouveia, e os pilotos Jorge Albuquerque e Alfredo de Sousa morreram num desastre de avião. A campanha para as eleições presidenciais de 1980 estava no fim, e o objectivo da viagem ao Porto era participar no comício de apoio ao candidato da AD, General Soares Carneiro.
O Cessna tinha acabado de levantar voo quando se despenhou e ardeu no bairro das Fontainhas em Camarate...

Sem comentários: