sábado, 28 de março de 2009

HORA DE VERÃO



Não se esqueça de alterar a hora. Quando for 1 hora da manhã, os relógios devem ser adiantados 60 minutos passando para as 2 horas da manhão, começando assim a Hora de Verão.





Mudar a hora para poupar recursos
Na madrugada do último domingo de Marços os relógios adiantam uma hora



Quando for 1 hora da madrugada de amanhã (29 de Março), os relógios adiantar-se-ão 60 minutos até às 2 horas. Entrará assim em vigor a hora legal de Verão.

Embora as mudanças de hora sejam geralmente fonte de confusão, têm um propósito economicista que oferece vantagens às pessoas e aos países onde vivem.

Ao adiantar uma hora no início da Primavera, há recursos que são poupados: as pessoas acordam mais cedo e aproveitam a luz da manhã e a luz do fim do dia, que se mantém durante mais tempo, é utilizada em detrimento da luz artificial. Os acertos resultam numa poupança considerável em termos de electricidade.

Mas a ideia dos relógios adiantarem ou atrasarem (no Inverno) uma hora não é nova.

Foi em 1784 que Benjamin Franklin, o norte-americano que inventou o pára-raios e as lentes bifocais, sugeriu a mudança de hora. Na época a residir em Paris, Franklin queixava-se de que os locais se levantavam e deitavam muito tarde. Então, sugeriu que no Verão a vida devia começar 60 minutos mais cedo, uma medida que levaria a uma poupança anual, apenas em Paris, de 32 mil toneladas de cera de vela.

A sugestão não vingou até à altura da 1ª Guerra Mundial, quando os países europeus sentiram necessidade de poupar energia. Os primeiros países a introduzir a 'hora de Verão' e a tornar os dias 'maiores', a 30 de Abril de 1916, foram a Alemanha e a Áustria. Seguiram-se outros países, entre os quais Portugal, a 21 de Maio do mesmo ano. Actualmente são mais de 70 países que em todo o mundo acertam os relógios, adiantando uma hora na Primavera e atrasando outra no Outono.

Regras em directiva comunitária

A partir de 2002, ficou definido através de uma directiva comunitária que todos os Estados-membros da União Europeia, iniciam a hora de Verão à 1 hora da manhã do último domingo de Março.

A directiva indica também que os países da UE devem adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro (este ano na madrugada do dia 25), independentemente do fuso horário em que se encontrem. A harmonização do calendário do período da hora de Verão tem como objectivo "facilitar os transportes e as comunicações".

Em Portugal, as mudanças de hora fazem-se em conformidade com a legislação vigente (Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março e no caso da Região, o Decreto Legislativo Regional nº. 6/96/M, de 25 de Junho).

Notícia de: DN

Sem comentários: