quarta-feira, 4 de março de 2009

Festa da Anona este fim-de-semana

Este fim-de-semana, o Faial acolhe a X.ª Exposição Regional da Anona, cujo programa de animação musical apresenta Adelaide Ferreira, no domingo.



A décima nona edição da Exposição Regional da Anona decorrerá neste fim-de-semana, seguindo os mesmos moldes dos anos anteriores, com muita animação musical com destaque para a actuação da cantora Adelaide Ferreira, na tarde de domingo.
Esta exposição inicia-se no sábado, pelas 16:00 horas, com uma palestra destinada aos agricultores. Será abordado o tema: “A anona da Madeira na gastronomia regional” por Joaquim Leça. Depois segue-se uma demonstração de preparação de “Cheese-cake de anona”, por parte de Yves Gautier, chefe de cozinha do hotel Quinta do Furão. A abertura oficial deste certame que ocorre há dezassete anos ocorrerá pelas 17 horas de sábado e contará com personalidades ligadas à Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais que visitarão os diversos stands expositores ao som da “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial. Depois da missa vespertina actua o Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Serra d’Água e o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz. Pela noite dentro actua um conjunto de ritmos modernos.
Para domingo, dia propriamente dito da exposição, haverá muita animação musical após a celebração religiosa. Sobem ao palco o Grupo de Cordas da Casa do Povo da Fajã da Ovelha, o Grupo de Danças da Casa do Povo da Ilha e o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana, durante a manhã. Durante a tarde a animação continua com actuações de diversos grupos, nomeadamente Tuna da Casa do Povo do Faial; Grupo Instrumental e de cantigas Norte e Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo e Grupo de Instrumentos Tradicionais da Casa do Povo de Boaventura. Pelas 16:30 horas as entidades oficiais serão recebidas pela Banda Filarmónica do Faial. Depois haverá a intervenção do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, a entrega de prémios aos agricultores e a visita aos expositores. A animação continua com a actuação do Grupo de Teatro da Casa do Povo do Curral das Freiras e do Grupo de Animação “Nova Geração” da Associação Desportiva e Cultural do Faial. Pelas dezanove horas, acontecerá um dos grandes momentos deste certame, a actuação da cantora Adelaide Ferreira. Durante a noite a animação musical continua com a actuação do conjunto de ritmos modernos.
Esta exposição tem tido ao longo dos anos um número cada vez maior de expositores. Para este ano não haverá grandes alterações. Para além do fruto tropical, há stands com apoio técnico comercial, dos serviços de Desenvolvimento Rural, bem como outros destinados à comercialização de derivados da anona (pudins licores, bolos, etc). Estão reunidas todas as condições para esta exposição continuar a ser um excelente cartaz para a freguesia e para a região.
Resta referir que este certame é organizado pela Casa do Povo do Faial e pela Comissão de Agricultores e tem como apoios os da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia do Faial, Paróquia do Faial, Agripérola e Antena 1.

JM

Sem comentários: