sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ponta do Pargo atingida por fortes chuvas


A Entre as 9 horas de quinta e as 9 horas de ontem, o Observatório Meteorológico registou um valor recorde em termos de precipitação diária no Funchal para o mês de Fevereiro.
Segundo conseguimos apurar, junto daquele organismo, durante as 24 horas em causa, a precipitação atingiu os 82,6 milímetros por metro quadrado. Um valor de precipitação diária para o Funchal considerado de anormal tendo em conta que o máximo registado no período entre 1971 e 2000, por exemplo, para o mês de Fevereiro, foi de 67 milímetros.
«Trata-se de um valor superior a qualquer outro ocorrido nos últimos 40 anos, pelo menos, num período de 24 horas», reforçou mesmo João Fernandes, técnico do Observatório.
Os períodos em que a chuva se fez sentir com maior intensidade aconteceram entre as 21 e as 22 horas e depois, entre as 23 e as 00:00 horas.
Ainda assim, o responsável deixou claro que este não constitui um máximo absoluto no que ao Funchal diz respeito já que, por exemplo, em Abril do ano passado, caiu neste mesmo concelho 111 milímetros de precipitação por metro quadrado.
Ainda em relação às 24 horas de quinta e sexta-feira, e em termos absolutos, o Pico do Areeiro foi o local que maior nível de precipitação registou, sendo que os valores subiram até aos 145 milímetros por metro quadrado.
Apesar de, nos últimos dias, ser comum ouvir muita gente afirmar que nuncaviu Inverno tão chuvoso como este, a verdade é que os dados preliminares do Observatório desmentem essa situação. De acordo com os dados ontem fornecidos por João Fernandes, a precipitação acumulada desde Outubro (início do ano hidrológico) até às 9 horas de ontem era inferior, relativamente a anos anteriores.
«Por exemplo, para o Funchal, o valor normal que se deveria ter em termos de precipitação no final de Fevereiro seria de 428,5 milímetros. Neste momento, contando já com a chuva destes últimos dias, estamos com um valor registado de 372,1 milímetros. Ou seja, ainda abaixo do total acumulado. Tem sido um Inverno relativamente seco», complementou mesmo.
No Porto Santo, o dia também foi de chuva, mas mesmo assim, os valores não foram muito significativos, relativamente a anos anteriores. «O total em 24 horas foi de 35,4 milímetros. Em determinados períodos do dia de quinta e na madrugada de sexta, por exemplo, entre as 2 e as 3 horas, cairam 8 milímetros numa hora, o que não é um valor muito baixo», concluiu.


In, JM

Sem comentários: