terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Emanuel Pombo Vence!

Numa pista ladeada por centenas de populares, a emoção do Downhill regressou este fim-de-semana a São Brás de Alportel, no Algarve, a fim de premiar Emanuel Pombo enquanto vencedor da primeira prova da Taça de Portugal de DHI. O piloto madeirense da Run&Bike/Liberty Seguros estreou-se a competir em 2009 e, na primeira ocasião, conheceu o sabor da vitória a expensas do actual campeão nacional da disciplina, Cláudio Loureiro (Team Bike Zone/Scott/ADA).

Num autêntico duelo de gigantes, no qual se perspectiva a época 2009, a vantagem inicial coube a Cláudio Loureiro, vencedor da primeira manga e fortemente motivado à defesa da vitória na Taça de Portugal da última época. Numa nova pista, no Arimbo, que substituiu a anterior descida do Cerro do Botelho, e que exige bastante “pedal”, ou seja, uma maior dose de resistência física, Loureiro estabeleceu o registo de 3:03.506.

Da parte da tarde, o cenário inverteu-se com a descida de Emanuel Pombo. O “vice” da Taça de Portugal DHI em 2008 foi protagonista de uma descida com melhor precisão, garantindo um “tempo” - 3:03.089 - que Cláudio Loureiro, último piloto na grelha de descida não conseguiu suplantar.

Fiel ao espírito internacional das últimas edições e que se manifesta num elevado número de pilotos estrangeiros, a prova de São Brás de Alportel – este ano, a sua antecipação fez com que fosse a primeira prova de BTT do calendário internacional da União Ciclista Internacional (UCI) – voltou a colocar no pódio um piloto forasteiro: o finlandês Robin Wallace, vencedor desta competição em 2008. Nas posições imediatas de uma prova que reuniu 307 pilotos, de quatro nacionalidades , classificaram-se José Borges (Team Commençal/SRAM) e Luis Ferreira (Individual), todos da categoria Elite.

Nas restantes categorias, o triunfo coube a Leonel Henrique (JD Fontainhas/Pirate) nos Juniores; José Silva (Six Team-Bike Zone), cadetes; Ana Martins (Team Començal/Sram), femininos; Márcio Rocha (Individual), Master 30, Joao Estevão (JD Fontainhas/Pirate), Master 40; Vitor Gonçalves (Municipio de Alportel), promoção. A segunda prova da Taça de Portugal DHI, na Trofa, está agendada para 08 de Março numa organização Montycirclermix.

Resumo classificativo
Geral final – Elites – Taça de Portugal DHI

1º Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Run & Bike), 3:03.089 (35 pontos)
2º Cláudio Loureiro (Team Bike Zone / Scott / A.D.A), a 0.417s (30 pontos)
3º Robin Wallner (Sparvägen CF), a 4.778s (27 pontos)
4º José Borges (Team Commençal/SRAM), a 7.304s (25 pontos)
5º Luís Ferreira (Individual), a 7.764s (23 pontos)
6º Renato Ventura (Team Berg Cycles/SportZone), a 8.143s (21pontos)
7º Ruben Martis (Clube Ana-Faro/Rentauto), a 8.301s (19 pontos)
8º Fernando Rosado (BTTrilhos), a 8.355s (17 pontos)
9º Daniel Pombo (Liberty Seguros/Run&Bike), a 8.484s (15 pontos)
10º Hélder Padilha (Team Baeta), a 9.167s (13 pontos)

Sem comentários: