segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ponta do Pargo a 'Cantar os Reis' na Ribeira Brava

'Cantar os Reis' na Ribeira Brava
Palco instalado junto do Forte de São Bento acolhe o espectáculo sobre a quadra
Data: 05-01-2009

O Município da Ribeira Brava promove hoje, véspera do dia de Reis, um espectáculo popular alusivo à quadra festiva, a ter lugar na promenade da frente mar da vila ribeira-bravense. Participam 11 grupos, a maioria oriundos do concelho, aos quais se juntam outros quatro convidados. Dois do Funchal - São Martinho e Monte, Santa Cruz e Ponta do Pargo.

Um total de quase duas centenas de elementos prometem, ao longo de duas horas e meia de espectáculo de cariz tradicional, animar o Cantar dos Reis nesta noite de segunda-feira.

Esta iniciativa visa não só mostrar de forma 'concentrada' os cânticos, as cores e os rituais desta celebração, mas também motivar os seus intérpretes a prolongar o espírito festivo pela noite dentro, dando assim corpo à tradição mais genuína, como sejam as cantorias pela madrugada fora de porta em porta, junto das casas de familiares, amigos e conhecidos.

O programa oficial do 'Cantar dos Reis' na 'baixa' da Ribeira Brava, a ter lugar no palco montado nas proximidades do Forte de São Bento, arranca pelas 19h30.

As actuações, quase todas elas através de grupos afectos a Casas do Povo, abre às 19h45 com o Grupo de Concertinas, seguindo do Grupo Folclórico, ambos afectos à Casa do Povo da Ribeira Brava. Depois sobem ao palco mais sete grupos das casas do povo de Ponta do Pargo, São Martinho, Santa Cruz, Serra de Água, Monte, Campanário e Tabua. Pelo meio actuam ainda o Grupo de Acordeões de Crianças da Casa do Povo da Ribeira Brava e a fechar o evento, pelas 22h15, o grupo de amigos de São João.


Orlando Drumond DN

Sem comentários: