quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CANTAR OS REIS:


De quando emana tradição de se “Cantar os Reis” na noite de cinco para seis de Janeiro, não conseguimos encontrar referências, certo é que na Grande Enciclopédia Verbo apenas vinha a designação de “Janeiras” como musicas, descantes, que se fazem no primeiro dia do ano, o que não faz efectivamente alusão ao “Cantar os Reis” que é na noite de cinco para seis de Janeiro.
Uma coisa é certa, em todo o Portugal se vai “Cantar os Reis” na noite de cinco para seis de Janeiro, as letras e a música variam de lugar para lugar,

Na Madeira, em geral a letra é esta

Eu venho cantar os Reis,
Pela folhinha da vinha
Senhor(a), abra-me a porta
Que eu quero ver a lapinha

Refrão

E vós bem sabíeis
E vós bem sabeis
Que no dia de hojeí
Se cantava os Reis
Refrão

Eu venho cantar os Reis,
Não é por vinho nem pão
Eu venho a esta casa
Cumprir uma obrigação

Refrão

Eu venho cantar os Reis,
Pela folha da aboboreira
Senhor(a) abra-me a porta
Que estou nos pingos da beira


Refrão

Eu venho cantar os Reis,
Pela folhinha do feno
Senhor(a) abra-me a porta
Que estou na rua ao sereno

Refrão

Pelo buraco da chave,
Vejo surgir uma luz
Senhor(a) abra-me a porta
Pelas chagas de Jesus

Refrão

Eu venho cantar os Reis
Pela folhinha da giesta
Graças a Deus para sempre
Que já vejo a porta aberta


Texto:GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Vol. XVI. Lisboa/Rio de Janeiro: Edições Enciclopédia Lda, S/D.

Sem comentários: