terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ponta do Pargo 'solicita" busto do Cónego Homem de Gouveia


Madeira
Ponta do Pargo 'exige' busto do Cónego Homem de Gouveia
Data: 16-12-2008

Apesar da chuva e do muito vento, cumpriu-se na tarde de ontem a homenagem ao Cónego Homem de Gouveia, junto à placa evocativa do mesmo, existente no largo da igreja paroquial da Ponta do Pargo. Autarcas e dirigentes locais, assim como os alunos e professores da Escola do Salão, não arredaram pé face à intempérie que entretanto se abatera nesta localidade do extremo Oeste da Ilha. Mesmo perante as condições atmosféricas adversas, todos prestaram a sua singela homenagem à ilustre figura da freguesia da Ponta do Pargo, tendo depositado um ramo de flores em memória do mesmo. Na oportunidade ficou o desejo expresso de futuramente ver ali erguido um busto em memória do homenageado.

No acto público simbólico, alguns alunos leram um historial com os factos mais marcantes deste nobre orador e político que é uma das grandes figuras da freguesia, nascido a 15 de Dezembro de 1896, tendo falecido em 1961, já com 91 anos.

Gilberto Garrido, presidente da Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo, fez as 'honras da casa', dirigindo-se particularmente aos mais novos: "todos juntos conseguimos fazer mais pela freguesia".

O sobrinho/neto do homenageado, Nuno Homem da Costa, ex-comandante da PSP Madeira e actual presidente da Horários do Funchal, destacou a "recordação muito boa" das vivências do seu tempo de criança em que viveu com um "homem notável". "Uma pessoa pode viver na Ponta do Pargo, ter amor à sua terra, e mesmo assim subir na vida e ser alguém", concretizou.


Orlando Drumond

FONTE: DN

Sem comentários: