sábado, 27 de dezembro de 2008

Família Homem de Gouveia - Ponta do Pargo

1) António Homem de Gouveia, nasceu na Ponta do Pargo a 10/06/1745 e casou por 1769 com Maria Mendes de Gouveia, filha de José Mendes de Gouveia e de Catarina Gonçalves Malheiro, neta paterna de João Mendes de Gouveia e de Maria Florença (Salviati). Tiveram:

2) Alferes António Homem de Gouveia 9/11/1772 casou a 1ª vez 10/10/1803 com Maria Vitorina Rodrigues de Gouveia Paubranco, e 2ª vez com Maria Francisca Veloza de Gouveia.

2º casamento:

Entre outros D. Luísa Lira de Veloza de Gouveia nascida a 6/4/1818 e bap. A 13/4/1818, casou na Ponta do Pargo a 15/08/1836 com o Morgado Francisco Freire de França e Almeida. Tiveram entre Outros :

D. Júlia de Almeida que veio a casar com Antero d`Ornelas e Vasconcelos, c.g.

D. Joana de Almeida que veio a casar com Augusto César de Gouvea, que desempenhou funções de Administrador e presidente da Câmara da Calheta.
Existe uma história engraçada aquando da vinda do Rei D. Carlos á Madeira em 1901, este ao ser apresentado, manisfestou o seu interesse equestre. Na volta a Lisboa o Rei teve a atenção de lhe mandar de presente um cavalo da Raça “Alter Real”…foi filho destes entre outros Pedro Augusto de Gouveia, desempenhou funções de Vice-presidente da Câmara da Calheta e do Funchal, chegando a presidente da C. do Funchal em 1916, fo também várias vezes procurador geral do Funchal…veio a casar com Ester Adida, filha de Abrahm Adida e de Helena Leonor de Gouveia c.g.


Do 1º Casamento:

3) António Homem de Gouveia § 1 Ramo dos Homem de Gouveia- Sousa

3) Manuel Homem de Gouveia § 2


§ 1

3) António Homem de Gouveia casou na Ponta do Pargo a 28/04/1839 com Maria Antónia da Costa Caldeira. Tiveram entre outros:

4) António Homem de Gouveia nascido na Ponta do Pargo a 2/09/1841 e bap. 26/09/1841 casou a 1867 com sua prima (afastada) D. Josefa Augusta Ponte de Gouveia, nascida a 23/01/1841 e bap. 21/02/1841, filha do Morgado Manuel Ponte de Gouveia e de Maria de Sousa Gouveia. Só por curiosidade: sua irmã Rosalina P. de Gouveia casou com Manuel Gonçalves de Azevedo (tio-avô do pintor Henrique Franco e do Escultor Francisco Franco, considerado por muitos o artista de referência Regional, sendo reconhecido oficialmente após a sua morte através da abertura de um museu com o seu nome e com a sua arte expostos…foram avós de Cesar Augusto Pestana, Escritor com o pseudónimo literário de Pausanias, sua filha Elizabet Aurora Gundersen Pestana viria a ser Viscondessa de Giraúl pelo casamento com Dr. Guilherme Botelho da Costa…

5) Cónego António Homem de Gouveia nascido a 17/12/1869. “ Foi professor, jornalista e deputado pela Madeira. Era um distinto poliglota capitular da Sé do Funchal e capelão dos últimos Imperadores da Aústria, Carlos e Zita…

5)Isabel da Encarnação Homem de Gouveia casou na Ponta do Pargo com Manuel Dias de Gouveia. Tiveram entre outros António Dias de Gouveia casou em São Pedro em 1922 com Henriqueta Maria Acciaiuoli Ferraz de Noronha c.g.

5) D. Maria Ermelinda Homem de Gouveia casou com Manuel Dias da Costa Caldeira, natural da Ponta do Pargo, tiveram:

6) Dr. António Homem de Gouveia e Costa casou com D. Maria Silvina Ceia Esmeraldo c.g.
6) D. Cecília Homem de Gouveia e Costa cc o prf. José Rebelo de Almeida ( pais da deputada Maria do Carmo Rebelo de Almeida) c.g.
6) Coronel Fernando Homem da Costa, presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal cc Maria Alice Pinto Coelho c.g.
6) Ernesto Homem da Costa, agente técnico de neenharia cc Maria Helena Silveira Saragoça s.g.
6) Carmina Alice Homem de Gouveia e Costa cc Alexandre Francisco Rebelo ( pais Alexandre Rebelo, empresário Hoteleiro- Crown Plaza- e de Emanuel Rebelo proprietário da discoteca “Vespas”)

5) D. Ermelinda Sara Homem de Gouveia nasceu na Ponta do Pargo a 7/04/1881 cc Eduardo Maria de Sousa, nascido em Câmara de Lobos a 7/7/1880, filho de António de Sousa Quintal e de Maria Henriqueta de Sousa Barradas, Tiveram:

6) Eduardo H. G. e Sousa, licenciado em Direito nasceu a 17/03/1909 em Câmar de Lobos cc D. Consuelo Dominguez Alvarez Passos, de Lisboa ( filha do eng. Agron. António Romão dos Passos e de Bernardina Alvarez. Tiveram:
7) Maria Carmelita Pessos Homem de Sousa nascida em Lisboa a 10/06/1934, era em 1963 assistente na Faculdade de Letras do Porto cc António José Aguiar Alves de Brito
7) Maria Manuel Passos Homem Sousa nascida 24/02/1936 em Lisboa onde foi professora do liceu cc Ruben Proença de Freitas, filho do médico Dr. Egas de Freitas Ribeiro e de Maria Augusta Gouveia Proença c.g.

6) Maria da Conceição H G e Sousa, licenciada em direito nascida em Câmara de Lobos a 18/08/1912 com o médico Salema de Amboim Gomes de Andrade, nascido a 15/05/1909 na freguesia de Figueró da Granja- Fornos de Algodres c.g.

6) Vasco H.G. e Sousa, licenciado em Ciências Ecónomicas e Financeiras, exerceu as funções de Vice-presidente da Câmara do Funchal. Nascido a 14/09/1915 na freguesia de Câmara de Lobos cc Conceição Lopes Pinto, nascida a 15/11/1923 em Lisboa c.g

6) Maria Henriqueta H. de G. e Sousa nascida a 23/12/1922, na freguesia de Câmara de Lobos cc Dr.Júlio Pereira Pires, nascido a 1606/1919 c.g.


5) D. Joana Batista Homem de Gouveia casou com Dr. Lu´s Alberto de Freitas. Tiveram:

6) Maria Isabel H. de G. Freitas c José Vicente Bettencourt, natural dos Açores c.g.

6) Goabriel Homem de Freitas cc D. Albertina Vidigal Neves de Castro c.g

6) Inês Homem de Freitas cc Dr. Domingos Drumond de Menezes de Jesus c.g.

6) Eng Agrono. Gilberto Homem de Freitas, oficial da ordem do Infante D. Henrique nasceu na freguesia de Santa Isabel, Lisboa a 16/9/1912 cc Lina Chiappe c.g.


§ 2

3) Manuel Homem de Gouveia tinha residência na Ribeira da Vaca casou na Ponta do Pargo com D. Lúcia Rosa da Câmara, tiveram entre outros:

3) Manuel Joaquim de Gouveia Juiz da paz e administrador interino do concelho do Porto Moniz (1893), baptizado na Ponta do Pargo a 25/11/1827 casou nessa freguesia com Inês Maria Madalena Ponte da Câmara, filha de rancisco Ponte da Câmara do Porto Moniz e de Maria Narcisa da Câmara da Ponta do Pargo, em titulo: Pontes da Câmara. Tiveram:

4) Elias Homem de Gouveia, que segue

5) D. Inês Maria de Gouveia casou com Agostinho de Albuquerque Carvalhal de França, em tituçlo: Freitas da Madalena. Tiveram:

6)D Amélia Albuquerque Carvalhal e França cc com Mário Raul Soares, foi grande protector dos pobres , tendo exercido a sua acção benéfica dentro das conferências de S. Vicente de Paula de Santa Maria e da Sé, onde era presidente, bem como da associação de estudantes pobres…tiveram:

7)Miguel Eduardi de Albuquerque França Carvalhal Soares c Maria Bogalho Sarmento de Figueiredo c.g.

6) D. Inês Albuquerque carvalhal França cc José Moura Caldeira cg.

6) D. Maria Inês A. C. de Moura Caldeira casou com o Dr. João Abel de Freitas, último Governador do Distrito Autonomo do Funchal, após a sua morte e por subscrição pública foi-lhe levantado um busto em bronze da autoria do escultor Leopoldo de Almeida, no jardim a norte do palécio de São Lourenço ( Avenida Arriaga)…


4) Elias Homem de Gouveia Proprietário no Porto Moniz e no Funchal ( Santa Luzia), nasceu nsa Achadas da Cruz a 14/05/1848 e faleceu na Ponta do Pargo a 14/05/1944. Era presidente da Cãmar Municipal do Porto Moniz aquando da Epidemia de 20 de Março de 1884 Foi administrador do Concelho em 1887. Foi agraciado pelo rei D. Carlos com o grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo.Veio a casar em 1881 com Maria Fortunata Coito. Tiveram:

5) Eng. Américo Homem de Gouveia Combatente voluntário na 1ª Grande Guerra com a patente de Alferes Miliciano. Embarcou para Angola onde foi presidente da Junta de exportação de Angola e da associação Comercial de Luanda. Passados 25 anos voltou aá sua terra- Porto Moniz- onde foi Presidente da Câmara. No seu mandato foi responsável pela promoção da construção das famosas piscinas naturais do Porto Moniz, sendo que a principal artéria que liga o centro ás piscinas tem o seu nome… casou com sua sobrinha Maria Estela Homem de Gouveia. Tievram entre outros:

6)Eng. Alexandre Homem de Gouveia cc Maria Fernanda Matos Dinis Henriques

6)D Estela Augusta Homem de Gouveia c Dr. António Sebastião Martins de Barros


5) Luciano Homem de Gouveia § 3

5) D. Carmelita Homem de Gouveia cc Dr. João Cosme de França Barreto, nscido em1874 no Porto Moniz onde era grande proprietário e onde exercia a sua actividade médico. Fez importantes legados á Santa casa da Misericórdia do Funchal. Bem como um quarto pago no Hospital do Funchal para os cidadãos da sua Terra . Por tudo isto uma artéria importante do Porto Moniz recebeu o seu nome s.g.

5) D. Dulce Cândida Homem de Gouveia cc Fernão Perestrelo Favila Vieira c.g.

5) D. Alda Batista Homem de Gouveia cc Prof. Francisco dos Anjos França natural do Porto Moniz, filho de Manuel Luís de França e de Maria Rosa Correia. Tiveram:


6) Herálio da Conceição Gouveia de França. Dedicou-se á indústria Petrolífera, sendo em 1983 presidente da Comissão de Energia da Confederação da Indústria Portuguesa. Anteriormente em 1976 tinha sido presidente do Centro Cívico e cultural do Cobre de Cascais. Foi sócio de grémio literário de Lisboa e da sociedade de geografia…casou com Ana Maria Delgado Migueis

6)Mécia Maria Gouveia de França casou com Dr. Vasco Reis Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal, vogal da comissão distrital da ANP do Funchal. Foi s´cio-correspondente da Sociedade de Ciências médicas de Lisboa…

6)Lídia Alda Gouveia França casou com Herculano Rogério Andrade Gomes, por quem descende o actual presidente da delegação da ordem dos médicos na região…

6)Maria Ferananda Gouveia de França cc Tenete-coronel Jóse Afonso c.g.


5) D. Fernanda Homem de Gouveia cc Dr. Vasco Augusto França, aos 80 anos foi-lhe prestada uma homenagem pela câmara Municipal da Ponta do Pargo descerrando-lhe uma placa com o seu nome, bem como a rua que fica logo a entrada da Ponta do Pargo. filho de Manuel Augusto França, (filho primogénito do morgado Francisco freire de França e Almeida) e de Silvana Vilhena de Castro S.g.

5) D. Estela Homem de Gouveia cc João Estanislau Figueira de Freitas. Tiveram:

6)Maria Teresa Figueira de Freitas, exerceu as funções de directora regional dos assuntos culturais


§ 3

5) Luciano Homem de Gouveia casou em 19… com D. Maria Vera Pereira da Silva, filha de João Pereira da Silva e de D. Amélia Henriqueta de Freitas, esta filha de Manuel Lúcio de Freitas e de Columba Henriqueta. Tiveram:

6) Hélvio Carlos Homem de Gouveia casou em Lisboa com D. Lídia Saraiva de Sá Oliveira, filha do Dr. António Joaquim de Sá Oliveira e de Laura Saraiva. Tiveram:

7) António Luciano de Sá Homem de Gouveia, exerceu as funções de Comandante da Fragata Sagres entre 1982-1986, actualmente é Secretério-Geral Adjunto da UCCLA…

6) Od´rio Homem de Gouveia casou com D. Ângela Teresa Borges Gonçalves. Tiveram:

7) João Luciano Gonçalves Homem de Gouveia, deputado pelo PP na Assembleia Regional cc Heinonen Rodrigues de Sousa c.g

6) Elso Homem de Gouveia casou em Lisboa com Maria Teresa Morais Sarmento Rodrigues cg.

http://www.geneall.net/site/home.php

Sem comentários: