sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Em breve serão dados os primeiros passos do processo de beatificação referente à irmã Dulcínia Jesus Pereira, nascida na Ponta do Pargo

Beatificação de religiosa segue para Roma
Concluída ontem a 1.ª fase do processo de beatificação da irmã Maria do Monte Pereira
Data: 19-12-2008

Uma missa presidida pelo bispo do Funchal, D. António Carrilho, antecedeu, ontem à tarde na Casa de Saúde Câmara Pestana, o encerramento da fase diocesana no processo de beatificação e canonização da religiosa madeirense irmã Maria do Monte Pereira. Numa data que marca os 45 anos do falecimento da religiosa pertencente à congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

O processo, que teve início em 4 Março de 2006 e incluiu 44 sessões, 38 testemunhas e um total de 2.400 páginas, teve como juiz delegado o padre Marcos Gonçalves. Agora segue para Roma, onde será sujeito a uma análise pela Congregação para as Causas dos Santos.

O bispo do Funchal, que pela primeira vez presidiu a um processo de beatificação e canonização, destacou a importância do momento para a diocese do Funchal. D. António Carrilho diz que "a fama de santidade e as virtudes que se reconhecem com uma certa heroicidade alegram a Igreja", uma vez que "estas são virtudes que podem apresentar o verdadeiro rosto da Igreja".

A cerimónia de ontem contou com a presença de familiares da irmã Maria do Monte Pereira, nomeadamente sobrinhos. A religiosa nasceu em Santo António, no Funchal, a 10 de Abril de 1897, tendo falecido a 18 de Dezembro de 1963 na Casa de Saúde Câmara Pestana, onde se dedicou durante largos anos a cuidar dos doentes. A irmã Maria do Monte é a primeira portuguesa da sua congregação a ser alvo do processo de beatificação. Em breve serão dados os primeiros passos de outro processo referente à irmã Dulcínia Jesus Pereira, nascida na Ponta do Pargo e falecida no Brasil.


Nélio Gomes

Sem comentários: