domingo, 30 de novembro de 2008

Neve dificulta circulação automóvel no Norte e Centro do país

A neve que cai nas regiões Norte e Centro está a condicionar a circulação em várias estradas dos distritos da Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e as previsões apontam para a continuação das condições adversas durante o dia de amanhã. A Protecção Civil recomenda que se evite circular nestas zonas.

A circulação está cortada no IP4, na zona da Serra do Marão, e na A7, entre Cabeceiras de Basto e Vila Pouca de Aguiar; fazendo-se de forma condicionada na A24, na zona de Castro Daire, e nos pontos mais altos da A25, entre Viseu e Guarda.

Há também várias estradas cortadas ou condicionadas em toda o Interior Norte e Centro, como é o caso dos acessos à Serra da Estrela, das estradas nacionais na zona de Castro Daire, Cinfães, Tarouca e Moimenta da Beira, ou na Serra do Caramulo, na parte norte do distrito de Viseu. Há também vias encerradas nas zonas de Montalegre, Mesão Frio e Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real.

A Protecção Civil dá também conta de estradas cortadas nas regiões interiores dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Em declarações à TSF, o coronel José Condeço, segundo comandante de operações da Autoridade Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, revelou que a aldeia de Castro Laboreiro, no extremo norte do Parque Nacional da Peneda Geres, está isolada devido à neve.

Aldeias isoladas em Boticas

Já em Boticas, a autarquia confirma que há várias aldeias na Serra das Alturas que estão isoladas devido à neve e a Protecção Civil teve de remover um autocarro que ficou retido na estrada.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, disse que caiu um “nevão em Boticas como há muito não se via” e que, em alguns locais da Serra das Alturas, a “neve chega a atingir um metro de altura”. “Temos algumas populações isoladas na serra devido à neve, mas a Protecção Civil e os bombeiros estão no terreno a suprir todas as necessidades”, referiu.

A Protecção Civil também teve que intervir para remover um autocarro com 35 passageiros que ficou preso na Estrada Nacional 311, entre Salto e Boticas, via que permanece cortada ao trânsito.

Segundo o autarca, o autocarro transportava os passageiros para Carvalhelhos, quando ficou preso na neve, cerca das 12h00. O veículo foi removido quatro horas depois e ajudado, através de reboques, a inverter a marcha e a regressar a Braga, local de origem dos viajantes.

Durante a última noite e manhã de hoje nevou também nas cidades da Guarda e Bragança, o que complicou os respectivos acessos rodoviários, prevendo-se que as próximas horas possam trazer um agravamento da situação.

Perante as actuais condições meteorológicas, a Protecção Civil, pela voz do seu segundo comandante operacional, aconselha os automobilistas das regiões mais afectadas pela queda de neve a "só circularem em caso de absoluta necessidade".

Também o Instituto de Meteorologia mantêm em aviso amarelo (situação de risco para determinadas acttividades) oito distritos do Norte e Centro devido à previsão de baixas temperaturas para a noite de hoje e o dia amanhã. Os aguaceiros previstos para todo o país poderão, nestas regiões, ser de neve acima dos 700 metros de altitude.


IN: PÚBLICO
(Notícia actualizada às 21h32)

Sem comentários: