quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Música e homenagem aos idosos

Os idosos da freguesia de São Roque do Faial assinalam, domingo, o seu dia, como forma de proporcionar o convívio entre os idosos, com muita animação musical e uma homenagem.
A animação iniciar-se-á pelas 15 horas com actuações da “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial; do Grupo Instrumental e de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo; do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana e do Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Martinho. Também haverá uma animação por parte dos idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo de São Roque do Faial. No final da tarde serão homenageados as três pessoas mais idosas que participem nesta actividade, seguindo-se um convívio para os idosos.
Segundo o comunicado do presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial, “esta actividade tem como objectivo proporcionar aos menos jovens da freguesia uma tarde de animação e convívio diferente do habitual.Muitos dos participantes passam vários meses sem se contactar, uma vez que a idade já não permite grandes mobilidades”.
«Como a nossa freguesia é dispersa e a maior parte dos idosos não têm meio de transporte, disponibilizaremos duas carrinhas para o transporte dos interessados até às instalações da Casa do Povo», diz Heliodoro Faria.
A freguesia de São Roque do Faial, assim como muitas outras da costa norte da RAM, tem uma população envelhecida, mais de um quinto da população tem mais de 65 anos. Começa a haver o isolamento e daí a solidão de alguns idosos, nas suas casas. Para tentar combater este problema social, foi criado no passado mês de Maio na Casa do Povo, com a colaboração da Segurança Social, um Centro de Convívio para Idosos. O referido Centro é frequentado por 25 idosos. Neste momento, cerca de meia dúzia de residentes frequenta o Centro de Dia de Santana, mas São Roque do Faial tem cerca de 200 idosos.

Geraldo Dória

Fonte: JM

Sem comentários: