A freguesia da Ponta do Pargo prepara-se para mais uma edição da festa do Pêro. Uma produção que, segundo a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural atinge, este ano, as 4 mil toneladas. Para escoamento, estão previstas 3 mil e 300 toneladas, sendo que cerca de 800 vão para fabrico de sidra.A produção de sidra já teve início tendo já sido processadas quase seis toneladas de frutos só da variedade "Ponta do Pargo".
A produção regional de pêros e maçãs deste ano é, segundo a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, superior à registada no ano anterior (cerca de quatro mil toneladas) se bem que a falta de frio tenha provocado a rebentação tardia das macieiras, resultando algum atraso na época de colheita de algumas variedades. A cultura, segundo Paulo Santos, mantém dois canais de escoamento principais: a produção para consumo em fresco – que se estima alcançar um valor de 3 mil e 300 toneladas para uma área ocupada de 195 ha, e a produção para fabrico de sidra – com uma cifra de 780 toneladas para uma área plantada de 17 ha.
Numa altura em que a freguesia da Ponta do Pargo está preparada para mais uma edição da Festa do Pêro (a acontecer este fim-de-semana), a Direcção Regional da Agricultura diz-nos que «a industrialização do pêro para Sidra e vinagre de Sidra, que é fundamental para complementar o escoamento desta produção agrícola e assegurar aos agricultores o devido rendimento, está a obter um grande desenvolvimento no concelho da Calheta».
O Governo Regional, segundo Paulo Santos, «tem apoiado nesta matéria, o trabalho que vem sendo realizado pela Quinta Pedagógica dos Prazeres em termos da melhoria, quer das tecnologias disponíveis e aplicadas, quer da qualidade das produções».
Com a cedência de maior capacidade de armazenamento, em 2007 foram processados 23 mil quilos, e obtidos 7 mil e 300 litros de Sidra (+ 62 por cento que em 2006) e 300 litros de vinagre de sidra.
Quanto ao produto sidra, a Direcção Regional da Agricultura refere que este tem sido apurado para «resultar mais estável, aromático e refrescante, permitindo conquistar consumidores das novas gerações e competir no segmento das bebidas de mais baixo teor alcoólico».
A este propósito, Paulo Santos adianta ainda que a experiência recente de venda de sidra em barril e à pressão tem constituído um êxito. Este novo meio de venda contribuiu para um mais rápido escoamento da produção do ano, a qual é actualmente praticamente residual.
No que respeita ao vinagre de sidra, o qual «já encontra uma óptima valorização no mercado, mantém-se o desenvolvimento de experiências de inovação e de obtenção de ainda mais-valia através da aromatização com frutos como a banana e o maracujá, e com vários tipos de ervas aromáticas».
------
A Festa do Pêro, evento no qual marcará presença o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, vai ter a sua 24.ª edição, neste fim-de-semana, na fregueisa da Ponta do Pargo. O arranque da iniciativa está agendado para as 18h00 de amanhã, com a celebração de uma missa na igreja paroquial, a que se seguirá uma palestra, a cargo de técnicos da Secretaria regional da tutela, destinada a abordar diversos temas relacionados com o plantio e exploração de macieiras e pereiros. Posteriormente, o evento organizado pela Casa do Povo da Ponta do Pargo com a colaboração, entre outras entidades, da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Câmara Municipal da Calheta, Junta de Freguesia da Ponta do Pargo, Paróquia da Ponta do Pargo, Escola Básica do 1.º Ciclo da Ponta do Pargo e Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo oferecerá animação, que se irá prolongar até à noite, com a actuação de um grupo de folclore e de um conjunto musical. A partir das 10h00 do dia seguinte (domingo), a Festa do Pêro contará com a presença do secretário regional Manuel António, que, acompanhado por outras entidades, percorrerá o espaço de realização do evento, visitando os vários stands e expositores presentes. Uma hora mais tarde, pelas 11h00, haverá lugar a uma missa solenizada, com o Grupo Coral do Amparo, e ao meio-dia, o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais proferirá uma alocução. Para o final da tarde de domingo (18h30), dia ao longo do qual a animação musial será uma constante no espaço da feira, está agendada a sessão de entrega de prémios aos agricultores, nomeadamente, nas categorias de Melhores Pêros e de Melhor Pavilhão.
FONTE: JM
Sem comentários:
Enviar um comentário