quarta-feira, 9 de julho de 2008

Rota Noroeste 2008



Este evento começou por ser designado de “Volta Ilha TT”, organizado pela primeira vez em
2000, ano da fundação do Clube Maresia. A agora rebaptizada Rota Noroeste foi, ao longo dos anos, adaptando-se, passando por vários formatos, mas mantendo como fio condutor os princípios e ideais que norteiam este clube desde a sua fundação, entre eles o respeito pela natureza, a convivência saudável e o espírito de entreajuda.
Dada a grande dificuldade na reunião dos apoios necessários à realização de um evento desta
dimensão aliado ao propósito de minimizar os custos para os participantes, a Organização, optou
este ano por um evento compacto de 24h cujo inicio será pelas 17:00h de Sábado e fim no Domingo pelas 17:00h, tirando vantagem dos novos formatos de seguros da FPTT.
Assim a Rota Noroeste decorrerá nos dias 19 e 20 de Julho, no concelho da Calheta, entre a Ponta do Pargo e a Calheta. Na sua oitava edição, este é um evento com algum carisma e tradição no seio do nosso Clube e do TT regional.
Para esta edição, a tarde de Sábado, será dedicada à navegação com recurso à carta militar para atingir os Waypoints propostos. Depois de jantar, teremos uma etapa nocturna por “Road Book” e muitas actividades de lazer, reeditando-se o já habitual acampamento, desta feita junto ao farol da Ponta de Pargo.
Na manhã de Domingo a caravana navega até a freguesia da Calheta com recurso ao “Road Book”, cumprindo a regularidade estipulada pela organização.
A aposta na componente social será para manter, cujo ponto alto se prevê seja nos convívios, nomeadamente no acampamento e almoço de encerramento.
Como é apanágio desta Organização, a rigorosa selecção dos traçados e a aposta na sensibilização da consciência ambiental de cada participante serão para manter. O andamento será moderado ao longo de todo o percurso, com particular destaque ao atravessar zonas florestais mais sensíveis, paralelamente faremos um controlo rigoroso dos lixos produzidos e sua recolha.


TEXTO: Organização do Evento

Sem comentários: