quarta-feira, 14 de maio de 2008

Discurso de Maria do Rosário Gouveia Abreu Gouveia

- Ex.mo Senhor Secretario Regional do Ambiente e Recursos Naturais
- Director Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
- Director de Serviços de Desenvolvimento Rural
- Reverendo Paroco
- Sr Presidente da Assembleia Geral
- Srs Presidentes das Junta de Freguesia
- Srs Deputados
- Srs convidados

Em primeiro lugar queremos manifestar a nossa satisfação pela presença do Sr. Secretario Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
A sua presença nesta freguesia geralmente traz consigo boas noticias e alguns “presentes” à nossa instituição.
Sr. Secretário, pela 2ª vez vamos assumir a responsabilidade de dirigir esta Casa do Povo.
Gostaria de, neste momento, agradecer a todos que os que colaboraram no nosso 1º mandato.
A equipa mantem-se praticamente a mesma, embora alguns elementos por razões pessoais não possam continuar.
Eu e a minha equipa desejamos continuar a colaborar para que seja bom viver na Ponta do Pargo.
Queremos ser a Casa onde o povo da freguesia se sinta bem.
Temos consciencia que é na Casa do Povo que se poderá encontrar um pouco de tudo, a maneira de ser de um povo, os seus usos e costumes, a sua maneira de ser em sociedade e na vida.
É também na Casa do Povo que se incentiva e se preserva a Natureza, se defende o ambiente e se mantem a tradição.
A Ponta do Pargo, felizmente, à semelhança das outras freguesias da região, está em permanente evolução, sendo hoje sinónimo de qualidade de vida, de respeito pela natureza e qualidade ambiental, constituindo um valioso património, que todos nós devemos desenvolver para assegurar um verdadeiro desenvolvimento sustentável.
Queremos aproveitar a oportunidade de estarmos aqui todos juntos, para solicitar aos “sócios da Casa do Povo” que colaborem sempre connosco, dando sugestões, exigindo trabalho e empenho à equipa que hoje toma posse.
Queremos dar resposta a todos, desde crianças, jovens, adultos e até aos mais experientes.
Agradecemos desde já essa colaboração, mas lembramos que Vossa exigencia terá mais sentido e razão de ser, se também tiverem disponabilidade para trabalhar connosco.
Recordo por exemplo a vossa participação nas próxiomas marchas de São João, a ter lugar na Calheta, por ocasião das festas do Concelho.
Receber é muito bom - dar também pode realizar qualquer cidadão.
Nós achamos que a vida é uma estrada com dois sentidos – dar e receber.
Não queriamos deixar passar esta cerimónia e este momento, sem publicamente agradecer aos nossos parceiros de caminhada – Junta de Freguesia, Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo,m Camara Municipal, ADRAMA, ACAPORAMA, e naturalmente a Sua Secretaria.
Juntos, em parceria, realmente conseguiremos “alcatifar” a caminhada das pessoas que nos são proximas e confiam em nós.
Aproveitamos também para perante vós, manifestar a nossa alegria e esperança no grupo Instrumental e de Cantares da Casa do Povo da Ponta do Pargo.
Acreditamos que este grupo será uma boa semente para um projecto futuro que envolva culturalmente as pessoas da freguesia.
Ao João Pita, nosso querido colaborador e autor da “Ponta do Pargo news” o nosso publico agradecimento – a Ponta do Pargo está no mundo através do seu blog.
Aproveito para ler um e-mail, recebido a semana passada de uma nossa conterranea que se encontra nos Estados Unidos, que demonstra a importancia desse maravilhoso meio que é a net:
”olá eu sou do sitio do serrado e emigrei para os Estados Unidos há 41 anos.
T
odos os dias eu abro o “Ponta do Pargo news”e foi com grande prazer que vi o meu primo Andre na lista da Assembleia Geral e entao queria lhe dar os parabens.
Ao mesmo tempo desejava dar os parabéns a todas as pessoas envolvidas na Casa do Povo.
Eu estive ai o ano passado com o meu marido e ficamos bastante impressionados com o que vimos, voltamos com uma grande satisfação no coração em ver a nossa freguesia tão desenvolvida.
Ao mesmo tempo gostaria de saber onde fica a freguesia da ilha. Eu dei exame da quarta classe em 1961 mas não me recordo de ouvir falar nela. Ilda Esmeraldo”
Não pretendendo ser longa, gostaria de recordar ainda o grande evento que marca indelevelmente a nossa existencia – a Festa do Pêro, que já vai para XXIV edição.
É nossa intenção com a sua colaboração, fazer um grande acontecimento, quando se realizar a XXV Festa do Pêro – “As Bodas de Prata”.
Na nossa sociedade atarefada do dia a dia muitas vezes falta-nos o tempo para pensar, para reconhecer o mérito de todos e quantos dão o seu melhor em prol das instituições a que pertencem. A XXV Festa do Pêro na nossa opinião, seria um bom momento para salientar todos esses que sempre estiveram disponiveis para dar um pouco de si, para o bem comum.
A pouco mais de um ano de distância, lançamos a ideia e esperamos sinceramente poder dar um pouco de reconhecimento, afecto e carinho a todos esses que tanto colaboraram e colaboram para o sucesso da Festa.
Não posso terminar, sem dar os parabéns as formandas, razão de ser desta instituição, que hoje recebem os seus Certificados pela forma empenhada e encorajadora como participanram nos cursos propostos – Culinária (básico e tradicional), Licores, Pintura em Tecido e Vidro e ainda ... um agradecimento especial às excelentes formadoras pela capacidade, dedicação e amizade que demonstraram e fizeram com que os resultados finais aqui expostos possam servir para a melhoria de conhecimentos do seu quotidiano e de suas familias.
No futuro, é nossa intenção formentar a criação de uma Empresa Social, ou fazermos parceria com alguma já existente no sentido de que as pessoas possam comercializar os seus produtos colaborando assim na economia familiar.
Senhor Secretário e caros convidados como sabemos os tempos que se aproximam não são de facilidades, mas temos a convicção que juntos vamos conseguir.

Obrigado pela vossa presença.

Sem comentários: