quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

População


Segundo os Censos de 2001 a população residente era de 1145 pessoas e o número de eleitores inscritos para as eleições autárquicas desse ano era de 1073.

A população da Ponta do Pargo, à semelhança da maioria das freguesias rurais, tem vindo a diminuir o número de habitantes. Esse fenómeno esteve muito ligado à emigração para os mais diversos países do mundo com especial incidência para a África do Sul, Venezuela e França. Hoje, em virtude de existirem importantes empresas de construção civil, esse fluxo migratório declinou significativamente. No entanto ainda existe a chamada emigração sazonal, particularmente para as ilhas inglesas do canal. Nos últimos cinco anos verifica-se o regresso de algumas famílias emigradas que se fixam integrando-se na economia desta localidade.







Pela análise dos números podemos verificar que 1950 a freguesia atingiu o número máximo de habitantes – 3266, e que recentemente, em 2001, atingiu o número mais baixo de habitantes: 1 145, sendo 524 homens e 621 mulheres. De registar que entre as duas datas referidas a população da freguesia apresenta um terço do número de habitantes GG

Sem comentários: