quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

392 pessoas da mesma família da Ponta do Pargo



A família Homem de Gouveia, originária da Ponta do Pargo, contabiliza actualmente 392 membros. Aquela que deverá ser, provavelmente, a maior família madeirense, esteve em festa este domingo na África do Sul, a propósito das Bodas de Ouro matrimoniais de Elias Homem de Gouveia e Irene Augusta Jesus Gonçalves de Gouveia.

Há cinquenta anos, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brentwood Park, na África do Sul, Elias Homem de Gouveia e Irene Gonçalves de Gouveia, 'davam o nó'. Domingo passado voltaram ao mesmo altar onde se casaram, renovando a promessa feita há meio século, acto testemunhado por centenas de familiares e amigos.

O casal conheceu-se na Ponta do Pargo, na Madeira, de onde são naturais. As Bodas de Ouro foram também o pretexto para, segundo Irene Augusta revelou ao DIÁRIO, que travaram relacionamento antes de 1949, ano em que o seu futuro marido veio para a África do Sul com os pais. Sete anos mais tarde, em 1956, chegou ao Cabo no 'vapor' Império. "Penso mesmo que estávamos destinados um para o outro", diz.

Na África do Sul, a árvore genealógica dos Homem de Gouveia dispersa-se pelas nove províncias do país. A família assegurou ao DIÁRIO que existem, presentemente, 392 membros, constituindo-se assim, provavelmente, na família madeirense mais numerosa.

José Luís da Silva - Correspondente em Joanesburgo

Sem comentários: