quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

CAMPO DA PONTA DO PARGO SÓ FICA PRONTO EM 2010

Os amantes do golfe vão ter de esperar até 2010 para poderem praticar a modalidade na freguesia da Ponta do Pargo, no campo para ali projectado. Inicialmente as previsões apontavam para estar concluído no Verão deste ano, mas agora as melhores expectativas dos responsáveis pela obra é que a mesma fique concluída dentro de dois anos. Ainda assim, Paulo Sousa, presidente da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste, anunciou ao DIÁRIO que o projecto ficará concluído no prazo máximo de dois anos. Diversos contratempos, nomeadamente na aquisição e legalização das inúmeras parcelas de terra, fizeram derrapar no tempo a data da inauguração do campo. Este é o dado que ganha mais consistência quando abordado sobre o tema. Segundo o presidente da 'sociedade', as conversações com a empresa de Nick Faldo, responsável pela concepção do projecto, têm vindo a suceder-se ao ponto de admitir poder ter em sua posse o projecto o mais tardar no mês de Março, para logo de seguida iniciar-se o processo de concurso público para apresentação de propostas ainda no primeiro trimestre deste ano. "Neste momento estamos a ultimar os pormenores e eu penso que talvez daqui um mês, dois meses esteja completamente fechado. Estamos a analisar o sistema de rega e outros detalhes que fazem parte de um campo golfe", disse.
Campo vai avançar de certeza
Paulo Sousa põe desta forma ponto final na especulação da não construção em redor da infra-estrutura, atendendo a algumas dúvidas sobre a viabilidade económica face às contingências financeiras que a Região atravessa. Paulo Sousa disse que "nunca se equacionou a interrupção, tanto que "o processo de aquisição dos 80 hectares de terra indispensáveis nunca parou", sublinhando que 80% da área pretendida já está comprada num valor que ultrapassa os 5 milhões de euros. O receio da população local devido ao largo consumo de água e à possibilidade de surgir efeitos de escassez da mesma logo após a entrada em funcionamento do campo de golfe foi igualmente rejeitado. "Grande parte dos terrenos que estamos a adquirir são agrícolas, ou seja, essa água deixa de ser necessária para a agricultura e pode ser utilizada para o campo de golfe", referiu. A complexidade da elaboração e construção daquele que será, na opinião do dono da obra, bem como do projectista, um dos melhores campos de golfe da Europa fica bem vincada: "O campo será extremamente bonito e o próprio Nick Faldo ficou impressionado com as ravinas e as vistas todas. Trata-se de um campo que vai dar para tudo, vai ter a componente de competição mas também vai ter a componente para jogadores amadores".
Nick faldo projecta campo
Nick Faldo, actualmente com 16 campos de golfe a serem desenhados, estará numa espécie de torneio de abertura aquando da inauguração do espaço que, segundo Paulo Sousa, "faz parte do protocolo estabelecido entre as duas empresas.

Fonte: Vitor Hugo (vhugo@dnoticias.pt)

Sem comentários: