segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Tradições Natalícias da Ponta do Pargo

A Ponta do Pargo, freguesia pertencente ao concelho da Calheta, localiza-se no extremo oeste da costa sul da Ilha da Madeira, no alto das rochas sobranceiras ao mar. Detentora de uma área de 22 quilómetros quadrados, a freguesia da Ponta do Pargo é composta por 11 sítios. Não se conhece o ano da sua criação mas tudo indica que seja anterior a 1560. Esta paróquia pertenceu ao Concelho do Porto Moniz entre 1835 e 1849, passando depois a fazer parte do concelho da Calheta.
A Ponta do Pargo, foi assim baptizada, pelo facto histórico de os primeiros colonizadores terem pescado um pargo, ao contornarem-na.
“É a ponta mais oeste da ilha, escura, rochosa, muito alta, a pique sobre o mar...”
Daí, o farol que foi erguido naquela ponta, ter tomado o nome de farol da Ponta do Pargo.
No que concerne , às tradições natalícias locais, as mesmas são semelhantes ao resto do arquipélago. Nomeando as mais relevantes, salienta-se a confecção de licores (noz, castanha, tangerina, anis, amora silvestre,...), bolos e broas de mel de cana, de manteiga e de côco.
É também, nesta época festiva que se procede à matança do porco, sendo uma ocasião de convívio com familiares e amigos, pois todos ajudam a “desmanchar” o suíno ( os homens), enquanto as mulheres fazem torresmos e cozinham o sangue.
Uma quinzena antes do advento de Natal, plantam-se as “searas” em pequenos vasos para decoração da Lapinha.
Este acto simboliza “prosperidade e fartura” para o ano que se aproxima.
Uma semana antes do Natal começam “As missas do Parto” que se realizam em plena madrugada “revivendo” tormento de Maria nas horas que precederam o parto.
Nos quatro ou cincos dias que antecedem a consoada, as pessoas colocam as carnes vermelhas em “vinha d`alhos”. A mesma será assada na “Noite de Natal”.
Ainda na “Noite de Natal”, as famílias fazem “Romarias” à igreja, para assistir à “Entrada dos Pastores” à Missa do Galo e as “Romagens” que se caracterizam por oferendas e cantores organizados, por cada sítio da freguesia.
No dia de Natal as pessoas almoçam todas juntas em família e passam o resto do dia em convívio.



Turma do 4º ano da EB1/PE da Ponta do Pargo

Sem comentários: