segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Mapa de exposições itinerantes na Ponta do Pargo 2008

1 de Fevereiro à 30 d Março - "Novos Percursos" de Lurdes Ferro1 de Abril a 29 de Maio – Alimentação de Origem Vegetal. Difusão e Simbolismo
Mostra constituída por 12 painéis com textos e fotografias sobre a origem geográfica de alimentos de origem vegetal e os rituais a eles associados.
Os hábitos alimentares são o resultado da herança cultural de povos de origens geográficas, culturais, sociais e económicas muito diversificadas, constituindo um pólo de ligação entre culturas. A alimentação evoluiu progressivamente, tornando-se um acto cultural e complexo, tendo em conta a amplitude dos aspectos que lhe estão associados, nomeadamente a aquisição dos produtos, os modos de confecção, as formas de consumo, a ostentação, os rituais e os símbolos.


1 de Agosto a 29 de Setembro – Ofícios Tradicionais.

Mostra constituída por painéis, com diferentes profissões tradicionais de forma a preservar na memória colectiva, actividades que estão praticamente extintas.


2 de Dezembro a 30 de Janeiro – Instrumentos Musicais da Tradição Madeirense.

Esta exposição tem como objectivo divulgar os instrumentos tradicionais madeirenses e apelar à sua preservação.
É composta por dois painéis, com reproduções fotográficas, intercaladas com textos, da autoria de Rui Camacho, Director da Associação Cultural e Musical Xarabanda, que ilustram a origem e classificação dos instrumentos musicais populares e fotografias do mesmo autor, captadas em diferentes ocasiões, relacionadas com a temática dos instrumentos musicais.

Sem comentários: