segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ponta do Pargo Celebrou dia do Idoso


O secretário regional dos Assuntos Sociais disse, ontem, na Ponta do Pargo, onde decorreu um espectáculo integrado nas comemorações do Dia Internacional do Idoso, que o Executivo madeirense está empenhado num novo projecto, cujo objectivo será o de recuperar equipamentos que não estejam a ser utilizados e que estejam em casas particulares (tipo cadeiras de rodas, entre outros aparelhos), por forma a ajudar aqueles que sentem maiores dificuldades financeiras em adquirir os mesmos aparelhos.
Francisco Jardim Ramos, que falava para uma plateia de centenas de pessoas na praça do Centro Cívico da Ponta do Pargo, referiu a necessidade de promover e incentivar mais pessoas a aderirem ao voluntariado, formando mais equipas para visitas ao domicílio, recuperando, um pouco, a ideia das “visitadoras”.
O Governo, segundo Francisco Jardim Ramos, vai continuar o processo de alargamento da rede de cuidados continuados, numa lógica de dar maior autonomia à população idosa. A par disso, o governante com a pasta dos Assuntos Sociais disse também que o Executivo madeirense vai construir, até ao final do mandato, dois novos centros de dia e dois centros de convívio, com capacidade para 250 idosos.
Neste momento, segundo referiu, a Região dispõe de 900 idosos em lares oficiais e em Instituições de Solidariedade Social. Até 2010, tal como afirmou Francisco Jardim Ramos, deverão ser criados dez novos lares em toda a Região, perfazendo um total de 343 camas. Num outro domínio, Francisco Jardim Ramos disse que prosseguirá o esforço para combater as baixas problemáticas, num combate que denominou de “deshospitalização”.
Da parte do Governo Regional, Francisco Jardim Ramos disse ainda que vai prosseguir o empenho no sentido de propocionar condições para que os idosos se mantenham activos e para que permaneçam o máximo tempo possível no seio das suas famílias.O governante revelou ainda que, no mês de Agosto, 3.085 idosos beneficiaram do serviço de Ajuda Domiciliária e que, neste momento, existem cerca de 80 idosos que aderiram ao Tele-alarme.
Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários: