terça-feira, 4 de setembro de 2007

1.º aniversario do Centro Cívico da Ponta do Pargo


Arquitectura tradicional em exposição na Ponta do Pargo

A arquitectura tradicional da Madeira, nomeadamente de zonas como a Calheta, Porto Santo e Santana, constituem um legado insubstituível cuja riqueza estética e técnica é urgente conhecer e preservar. É este o espírito da exposição fotográfica “Materiais e Técnicas de Construção Tradicional do Arquipélago da Madeira” que estará patente durante todo o mês de Setembro no Centro Cívico da Ponta do Pargo.

“Materiais e Técnicas de Construção Tradicional do Arquipélago da Madeira” constitui uma viagem pela identidade cultural, e mais especificamente arquitectónica, das populações das várias regiões do arquipélago, colocando em foco técnicas de construção e materiais empregues, muitos deles subprodutos da agricultura adaptados às condições do ambiente local.

A exposição é organizada pela Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo, em colaboração com a Direcção de Serviços do Património Cultural (DSPC) da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), e apoiada pela Junta de Freguesia e Casa do Povo da Ponta do Pargo, da Câmara Municipal da Calheta, de forma a captar não só a atenção dos visitantes locais como dos muitos turistas estrangeiros que procuram saber mais sobre a cultura e tradição Madeirenses, sendo inclusive uma mostra bilingue.
A Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo optou por esta exposição pela importância que o seu estudo e divulgação tem para a preservação passado, permitindo assim intervenções do restauro que respeitem a nautenticidade dos edifícios e que mantenham viva a historia do Arquipélago.Esta mostra tem o seu início a 1 de Setembro, dando assim continuidade à napresentação de mostras e exposições de entidades e artistas locais às quais nestá destinado o espaço de exposições do Centro Cívico da Ponta do Pargo.

A Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo optou por esta exposição pela importância que o seu estudo e divulgação tem para a preservação do passado, permitindo assim intervenções do restauro que respeitem a autenticidade dos edifícios e que mantenham viva a historia do Arquipélago.
Esta mostra tem o seu início a 1 de Setembro, dando assim continuidade à apresentação de mostras e exposições de entidades e artistas locais às quais está destinado o espaço de exposições do Centro Cívico da Ponta do Pargo.


Sem comentários: