segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Campeão nacional de BTT, o madeirense nascido na Ponta do Pargo mostra atributos

O programa da “festa” do campeonato regional de Trial Toyota Madeira 2007 foi ainda valorizado por outros momentos excelentes, brindando os espectadores presentes nas margens da Ribeira de São Vicente.
Que puderam vibrar com uma demonstração de BTT de vários corredores mas a pontificar o campeão nacional Emanuel Pombo, um desportista nascido na Ponta do Pargo, a “jogar” ali ao pé de casa e que ontem voltou a exibir as suas qualidades, descendo a uma grande velocidade e pulando em grande estilo como bem documenta a foto do repórter-fotográfico Duarte Gomes. Um exercício que decorreria no segundo intervalo do dia entre a segunda manga e o final de toda a actividade, logo após a cerimónia de entrega de prémios, ocorrida no mesmo local.
Antes, no primeiro período de “descanso”, uma viatura faria “acrobacias” ao ser puxada e içada por uma “máquina”, numa iniciativa com cheiro de origem mais própria de um país como os Estados Unidos da América.
Voltando ao BTT, de referir que Emanuel Pombo não esteve sozinho, “competindo” com outros corredores mas a denotar outro requinte, bem expresso no título de campeão nacional que ostenta. Uma descida trabalhada seguindo-se uma boa impulsão para, no ar, haver tempo a “torcer” a “bike”, tentando prolongar-se o mais possível o salto para, ao mesmo tempo, preparar a melhor abordagem ao solo. Entre os muitos saltos contabilizámos apenas uma queda de outro concorrente, num espaço a entrar bem no íntimo dos público que sempre soube regatear os desportistas com aplausos. E tudo ficaria concluído com a sessão de “squads”, navegando em terra e na água, exigindo, em alguns casos, um desgaste físico acentuado que em outras circunstâncias era “pulverizado” pela astúcia e criatividade dos mesmos, criando, também aqui, uma empatia com os assistentes.

Campeão nacional vence “tirada” Paul da Serra/Ginjas

Foi um bom aperitivo para as Festas do Concelho de São Vicente agendadas para esta semana. Pela manhã disputou-se uma prova intitulada Bike Avalanche, compreendida entre o Paul da Serra e São Vicente. Emanuel Pombo sagrar-se-ia vencedor, cronometrado com o tempo de 16,01. Quem chegou às Ginjas em segundo foi Fábio Alves (Team Brisa) com 18,02, fechando o pódio Paulo Batista cronometrado com mais 5 segundos.

Nova equipa mista composta por Hugo e Cláudia Rodrigues

Duas equipas mistas animaram a terceira jornada do Campeonato Regional de Trial Toyota Madeira. Mas a novidade, em termos absolutos, veio da dupla constituída por Hugo Pita e Claúdia Rodrigues, a revelar-se uma boa estrategaa, indicando os melhores locais para o colega não enfrentar tantas dificuldades. No final haveriam de somar 22 pontos na estreia. Nada mau para quem ontem se apresentou pela primeira vez nesta disciplina, bonita de se fazer mas exigente. O tempo, é verdade, colaborou mas nem por isso deixou, por exemplo, de haver lama onde o carro estava sujeito a enterrar-se ou uma subida de maior inclinação.

Público interdito ao local ganhou segurança e não só…

Um sucesso, sim senhor. A organização está de parabéns pelo trabalho encetado e na escolha de realização desta prova. A Ribeira de São Vicente parece estar mesmo talhada para este tipo de eventos e acabou por ser testemunha da primeira prova em que estava vedada a entrada do público no espaço de competição e lazer. Uma experiência a redundar na perfeição: as pessoas ficaram em absoluta segurança e tudo o mais só poderia ter corrido sobre rodas…

FONTE: Jornal da Madeira

Sem comentários: