sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

UMA TRADIÇÃO DE NATAL NA MADEIRA

É no Natal que se cumprem as mais belas tradições de todo um ano que vivemos!
Desde os bolos, os doces, as tartes, os licores, até aos mais imaginários sabores e iguarias, que nos fazem crescer água na boca!
Sendo o Natal, a época mais festiva do ano, é tradição na ilha da Madeira: a matança do porco!
Assim, entre os dias 8 a 23 de Dezembro, as famílias reúnem-se para a tão esperada hora.
Costuma ser de madrugada que o porco é morto. Juntam-se os homens mais corajosos e dirigem-se até ao chiqueiro – local onde o dito cujo permanece. Começa-se por prender as patas do porco a umas cordas e traz-se o mesmo para o local onde será efectuada a matança. Frequentemente, este local encontra-se nas traseiras da moradia e, de preferência, onde haja água abundante.
O porco é deitado no chão, é-lhe espetada uma faca no pescoço e o sangue é recolhido para, em seguida, ser misturado com cebola, salsa e sal. O mesmo sangue poderá ser frito ou cozido dependendo dos gostos de cada um.
Enquanto as mulheres da casa vão servindo aos homens o vinho e o sangue (em forma de aperitivo), estes últimos queimam a pele do porco com o chamado “maçarico”, rapam-na e, por fim, lavam-na com água.
Após estes afazeres, o porco é pendurado na loja e é aberto com uma faca. De seguida, são retirados todos os seus órgãos, nomeadamente os rins, o fígado, as tripas e coloca-se dentro do porco um pau de louro para que a carne arrefeça e ao mesmo tempo fique dura.
As mulheres encarregam-se de lavar as tripas, para mais tarde fazer os enchidos que são compostos pelos seguintes “recheios”: carne, arroz, salsa, especiarias, cebola e pimenta. Entretanto, o porco é picado em partes e algumas dessas mesmas são salgadas. Através da gordura do porco será feita a banha e os torresmos que, por sua vez, serão indispensáveis no bom sabor da comida!
Parte da carne é preparada com alho, segurelha, sal, pimenta e vinagre q.b. – esta é a chamada “carne de vinho e alhos” que servirá de prato típico na Ceia de Natal!
É assim o Natal na Madeira: reúnem-se as famílias, provam-se os pratos, saboreiam-se as guloseimas e vive-se um Natal feliz junto de quem mais amamos!

Maria Filomena Correia _ Turma do Ensino Recorrente da Escola da Fajã da Ovelha

Sem comentários: