terça-feira, 18 de novembro de 2008

FOLCLORE DA CALHETA ENCERRA DIGRESSÃO


O Grupo de Folclore da Calheta regressou ontem à Madeira, após uma visita memorável de cinco dias a Caracas. Na capital venezuelana, a presença foi particularmente saudada pela expressiva comunidade oriunda das freguesias da concelho da Calheta.

Na despedida de terras venezuelanas, o grupo do concelho da Calheta teve oportunidade de exibir-se no Centro Português, em Macaracuay, onde se associou ao programa de festejos do 12.º aniversário do Grupo de Danças e Cantares do Centro Português de Caracas.

O sábado foi integralmente passado no Centro Português, que é reconhecido na diáspora como tendo as melhores instalações de uma colectividade portuguesa fora de Portugal. Na oportunidade, o Grupo de Folclore da Calheta teve oportunidade de participar na Festa de São Martinho, cujo programa especial atraiu ao local muitos sócios da colectividade para reviver a tradição de assar castanhas.

A meio da semana, na quarta-feira, o grupo abriu o programa de animação do 9.º aniversário do CORREIO da Venezuela, numa festa muito concorrida e que teve também outros grupos de música venezuelana, como os 'Los Satélites' e 'Cristóbal Media y Gaitas'. Recorde-se que a deslocação do grupo calhetense surgiu na sequência de um convite do semanário português CORREIO da Venezuela, na sequência do qual o presidente da Câmara, Manuel Baeta, foi também o convidado de honra.

Durante a estada na Venezuela, a comitiva calhetense deslocou-se também a Los Anaucos, nos arredores de Caracas, onde visitaram e conviveram com os cerca de 90 idosos internados no Lar Padre Joaquim Ferreira. Tratou-se de um momento emotivo, dado que alguns dos idosos que ali foram acolhidos são oriundos do concelho da Calheta.
Fonte: DIÁRIO

Sem comentários: