domingo, 30 de novembro de 2008

PRESÉPIOS DO MUNDO - UMA CORRESPONDENTE


QUADRO PATENTE NA "CASA DE CHÁ O FIO".


Serra do Marão - Foto do Público


Neve dificulta circulação automóvel no Norte e Centro do país

A neve que cai nas regiões Norte e Centro está a condicionar a circulação em várias estradas dos distritos da Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e as previsões apontam para a continuação das condições adversas durante o dia de amanhã. A Protecção Civil recomenda que se evite circular nestas zonas.

A circulação está cortada no IP4, na zona da Serra do Marão, e na A7, entre Cabeceiras de Basto e Vila Pouca de Aguiar; fazendo-se de forma condicionada na A24, na zona de Castro Daire, e nos pontos mais altos da A25, entre Viseu e Guarda.

Há também várias estradas cortadas ou condicionadas em toda o Interior Norte e Centro, como é o caso dos acessos à Serra da Estrela, das estradas nacionais na zona de Castro Daire, Cinfães, Tarouca e Moimenta da Beira, ou na Serra do Caramulo, na parte norte do distrito de Viseu. Há também vias encerradas nas zonas de Montalegre, Mesão Frio e Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real.

A Protecção Civil dá também conta de estradas cortadas nas regiões interiores dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Em declarações à TSF, o coronel José Condeço, segundo comandante de operações da Autoridade Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, revelou que a aldeia de Castro Laboreiro, no extremo norte do Parque Nacional da Peneda Geres, está isolada devido à neve.

Aldeias isoladas em Boticas

Já em Boticas, a autarquia confirma que há várias aldeias na Serra das Alturas que estão isoladas devido à neve e a Protecção Civil teve de remover um autocarro que ficou retido na estrada.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, disse que caiu um “nevão em Boticas como há muito não se via” e que, em alguns locais da Serra das Alturas, a “neve chega a atingir um metro de altura”. “Temos algumas populações isoladas na serra devido à neve, mas a Protecção Civil e os bombeiros estão no terreno a suprir todas as necessidades”, referiu.

A Protecção Civil também teve que intervir para remover um autocarro com 35 passageiros que ficou preso na Estrada Nacional 311, entre Salto e Boticas, via que permanece cortada ao trânsito.

Segundo o autarca, o autocarro transportava os passageiros para Carvalhelhos, quando ficou preso na neve, cerca das 12h00. O veículo foi removido quatro horas depois e ajudado, através de reboques, a inverter a marcha e a regressar a Braga, local de origem dos viajantes.

Durante a última noite e manhã de hoje nevou também nas cidades da Guarda e Bragança, o que complicou os respectivos acessos rodoviários, prevendo-se que as próximas horas possam trazer um agravamento da situação.

Perante as actuais condições meteorológicas, a Protecção Civil, pela voz do seu segundo comandante operacional, aconselha os automobilistas das regiões mais afectadas pela queda de neve a "só circularem em caso de absoluta necessidade".

Também o Instituto de Meteorologia mantêm em aviso amarelo (situação de risco para determinadas acttividades) oito distritos do Norte e Centro devido à previsão de baixas temperaturas para a noite de hoje e o dia amanhã. Os aguaceiros previstos para todo o país poderão, nestas regiões, ser de neve acima dos 700 metros de altitude.


IN: PÚBLICO
(Notícia actualizada às 21h32)

sábado, 29 de novembro de 2008

ADC PONTA DO PARGO RETIDO NO MARÃO

Durante esta tarde o Ponta do Pargo News tentou entrar em contacto com a comitiva do Ponta do Pargo, liderada por Gilberto Garrido, mas não foi possível entrar em fala com nenhum membro da comitiva devido a falhas de rede no Marão.

Neste momento não sabemos em que estado se encontra a equipa e a comitiva.

Recordamos que o ADC Ponta do Pargo no iniciou da noite de ontem e na manhã de hoje estava retido no Marão.

O último contacto que o Ponta do Pargo News teve foi por volta das 12h30.

Esperamos que tudo isto se resolva rapidamente.

O Ponta do Pargo News irá informar sempre que possível os nossos visitantes da estado do ADC Ponta do Pargo.

Trânsito cortado no IP4 e A7 devido à neve

O trânsito está cortado no IP4, entre o Alto do Marão e a localidade de Anciães, e na A7, entre Fafe e Ribeira de Pena, devido à queda de neve durante a noite e a manhã naquelas zonas de montanha.A Brigada de Trânsito pede paciência aos automobilistas, uma vez que não existem alternativas a estas vias, tanto mais que as estradas nacionais na mesma zona se encontram igualmente intransitáveis.Nos dois locais estão a decorrer operações de limpeza da via, com vista à reabertura da circulação, mas a esta está dependente das condições atmosféricas que se verificarem durante a tarde de hoje. A circulação na A24, que esteve condicionada durante a manhã na zona de Castro Daire, foi normalizada, mas a BT aconselha prudência redobrada aos automobilistas, tanto mais que é esperada queda de neve durante a tarde.A Estrada Nacional 2, entre Castro Daire e Lamego, que estava encerrada durante a manhã, reabriu ao trânsito cerca das 12h30 horas, adiantou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, acrescentando que continua interrompida a circulação na EN 321, entre Castro Daire e Cinfães, na EN 329, entre Tarouca e Vila Nova de Paiva, e na EN 226, entre Granja Nova (Tarouca) e Moimenta da Beira.O nevão que durante a noite caiu na Guarda condicionou também durante a manhã os acessos à cidade, estando os limpa-neves a proceder à limpeza das vias.De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o território continental está em alerta amarelo até às 21h00 de segunda-feira, devido às condições meteorológicas.Já o Instituto de Meteorologia dá conta na sua página na Internet que 16 distritos do continente e a ilha da Madeira estão em alerta amarelo devido às baixas temperatura, chuva e ao vento esperado para o dia de hoje e amanhã. É esperada ainda queda de neve a partir dos 700 metros de altitude nas regiões do Norte e Centro.

Fonte: Público

EXCLUSIVO PDPN: ADC PONTA DO PARGO RETIDA NO MARÃO


É um exclusivo Ponta do Pargo News.
Recebemos a pouco instantes uma chamada de Gilberto Garrido, presidente do ADC Ponta do Pargo, informando-nos que a equipa feminina e a comitiva do Ponta do Pargo ficou retida numa imensa camada de gelo no Marão.
Esta equipa preparava-se para defrontar o Mirandela.
A situação iniciou-se ontem, pelas 20h00, tendo-se mantido até as 00h00, acabando por voltar para trás. Esta manhã a equipa voltou a tentar passar pelo mesmo local, agravando a situação neste momento a viatura do ADC Ponta do Pargo encontra-se entre dezenas.
Neste momento a Protecção Civil está a tentar resolver a situação. Ainda nos foi informado que o piso encontra-se com uma camada de gelo com cerca de 30cm.
A situação irá ser exposta a FPTM (Federação Portuguesa de Ténis de Mesa) e ao IDRAM (Instituto de Desporto da Região Autónoma da Madeira) para marcar uma nova data para a disputa entre o Ponta do Pargo e o Mirandela.

A Ponta do Pargo News irá entrar novamente em contacto com a comitiva para acompanhar a situação.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ADC PONTA DO PARGO







Como vem sendo hábito a Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo participou uma vez mais no Torneio de Câmara de Lobos, prova pontuável para a classificação nacional.De destacar uma vez mais as boas prestações dos atletas Emanuel Leça e João Pedro Alves na classe de Iniciados Masculinos que ficaram na 7ª e 8 ª posição respectivamente.Também na classe de Iniciados Femininos a atleta Diana Almeida alcançou pela primeira vez a 5ª posição, facto que mereçe realçe e, sinal de que os treinos que são realizados no Centro Cívico estão a dar resultados.

Filipe Bettencourt e Carlos Teles: Missão Cumprida







A equipa Filipe Bettencourt / Carlos Teles tripulando um Citröen Saxo Cup terminaram o 2.º Rali Open da Calheta num honroso 8.º lugar à geral e 3.º da classe I. Começando o rali numa toada calma, sem quererem arriscar absolutamente nada, foram para a estrada unicamente com o objectivo de terminarem a prova sem pensarem em resultados. “Como tivemos muito pouco tempo para treinar em conjunto, e sem ter tido tempo para efectuar um teste com a viatura, entramos algo cautelosos, pois teríamos de passar pela fase de habituação piloto/co-piloto, e piloto/carro durante a prova. Nas primeiras classificativas fomos realmente à “descoberta” e então, mais para o fim do rali, já começamos a imprimir um ritmo mais forte. O carro não deu qualquer problema de maior, só tendo sido afectados por problemas com o intercomunicador, que falhou ao longo de toda a prova, tendo mesmo feito as últimas duas classificativas com o Carlos Teles a ter de gritar e a gesticular para me dar as notas. A super-especial da noite correu-nos da melhor forma possível, com um trabalho de equipa a funcionar em pleno (o Carlos Teles a encarregar-se do travão de mão), conseguindo obter a 3.ª posição” A equipa não quis deixar de agradecer ao “Filipe Silva por nos ter cedido a sua caixa de seis velocidades e a todos os nossos patrocinadores, pois sem eles nada disto teria sido possível. Resta acrescentar que o estreante Carlos Teles esteve impecável durante toda a prova, revelando ser um grande navegador. Descobri mais um calhetense para o automobilismo” remata Filipe Bettencourt.
A equipa foi apoiada pelo Clube Naval da Calheta, Ricardo Ramos Auto-mecânica, Restaurante Armazém do Sal, Rádio Calheta, Zoom, Intelsol, Restaurante Solar dos Prazeres, ALA, Esboço decorações, Rocha e Gonçalves, Carpicalheta, Idelma, Madpool, Bar Moinho, Cantinho do Art, Anta da Serra, Frescura do Jardim, José Luís Gouveia, Clínica Médica da Ajuda e Câmara Municipal da Calheta.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

JORNAL DA MADEIRA


Capa de Revistas


Estas Revistas esgotaram-se rapidamente.
:)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

VALTER GOUVEIA VENCE COM FOTO DA PONTA DO PARGO

Foto vencedora do concurso - Calheta


Valter Gouveia, estudante de Educação e Comunicação Multimédia no Instituto Politécnico de Santarém, natural da freguesia da Ponta do Pargo do Concelho da Calheta – Madeira, foi vencedor do primeiro prémio do Concelho Calheta num concurso de fotografia organizado pelo Jornal da Madeira com a temática "Retratos da Nossa Terra".


O jovem que, actualmente, se encontra em Santarém por motivos de estudo, concorreu com uma fotografia que dá a conhecer o ambiente típico de um verdadeiro arraial madeirense. Um óptimo registo da animação cultural bem à moda da tão conhecida Festa do Pêro na Ponta do Pargo.



O Ponta do Pargo News dá os parabéns ao jovem Valter Gouveia por este prémio. Relembramos que este jovem tem ajudado muito o nosso blog. ;)

Pedalar pela Segurança na Estrada

Realiza-se no próximo dia 01 de Dezembro (2ªFeira - feriado), a actividade "Pedalar pela Segurança na Estrada", uma acção de sensibilização rodoviária, cujo objectivo principal é alertar os condutores para a necessidade de respeitarem as bicicletas que circulam na via pública. Dos acidentes que têm vindo a ocorrer com uma preocupante frequência entre carros e bicicletas (alguns dos quais de grande gravidade), muitos derivam da falta de civismo e de respeito dos condutores pelos ciclistas.
A concentração de todos os participantes terá lugar na Praça do Município (Largo do Colégio), às 15h45, sendo a partida dada às 16h00. O trajecto terá uma extensão aproximada de 12 Km, sendo o seguinte: partida na Praça do Município, desce a Avenida Zarco, vira à direita para a Avenida Arriaga (semáforos estarão intermitentes, para permitir que o grupo permaneça compacto nesta zona), rotunda do Infante e sobe a Avenida do Infante (semáforos intermitentes). No cruzamento da Avenida do Infante com a Avenida Luís de Camões (abaixo do Hospital), os semáforos deverão estar a funcionar normalmente, pelo que existirá um reagrupamento mais à frente, junto ao Hotel Miramar/Pestana, antes da curva do Hotel Reids. O grupo seguirá depois novamente compacto, sempre pela Estrada Monumental, passando o Lido, depois pelo Fórum Madeira até à rotunda dos Piornais (após o Madeira Palácio), realizando o retorno na rotunda. O percurso inverso será novamente cumprido pela Estrada Monumental, descida da Avenida do Infante, rotunda do Infante, traseiras do Marina Shopping, junto ao Teatro Baltazar Dias desce à direita para a Avenida do Mar, nos semáforos imediatamente a seguir vira à esquerda e termina o percurso no cais do Funchal, por volta das 17h15m.
Todo o percurso será percorrido em grupo compacto, a um ritmo baixo, que permitará o acompanhamento de todos aqueles que queiram juntar-se à iniciativa. Os ciclistas devem permanecer encostados à faixa da direita, sempre que existirem duas faixas no mesmo sentido. É obrigatório o absoluto respeito por todos os sinais de trânsito, bem como a utilização de capacete. A não utilização de capacete inviabiliza a possibilidade de participação na actividade.
A iniciativa é da responsabilidade da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), contanto com os apoios da Câmara Municipal do Funchal e da Associação da Madeira de Desporto para Todos.
A data da iniciativa tem um significado especial, uma vez que acontece precisamente um ano depois do grave atropelamento de que foi vítima o triatleta Marcelino Nunes, que irá marcar presença neste encontro, dando continuidade ao seu processo de recuperação. Também a brigada da PSP que patrulha o Funchal de bicicleta irá marcar presença nesta iniciativa, reforçando desta forma o papel da bicicleta como meio de mobilidade urbano, não poluente, acessível e potenciador da saúde e do exercício.
Depois do significativo sucesso da edição anterior, que juntou 261 ciclistas de todas as idades e níveis de aptidão, a organização espera ultrapassar este ano as 300 bicicletas. Não é necessária inscrição prévia para participar no evento.
Participe e divulgue esta iniciativa!

Mais informações:

http://triatlomadeira.com/?p=673

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

FRASES PARA PENSAR UM POUCO

Deixo aqui algumas frases de um grande pensador, Augusto Cury, para os nossos visitantes pensarem um pouco.

  • "As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes."

  • "Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência."

  • "Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la."

  • "A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação,porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve."

  • "O destino é uma questão de escolha."

Frases de: Augusto Cury

XIV Semana Cultural da Ilha - 1 a 8 de Dezembro

A pedido do nosso grande amigo Carlos Pereira, o Ponta do Pargo News divulga o cartaz da Semana Cultural da Ilha.


São Roque do Faial homenageia idosos




Ontem os idosos da freguesia de São Roque do Faial assinalaram o seu dia, como forma de proporcionar o convívio entre os idosos. Durante a tarde a animação foi constante, verificando-se que o espaço foi exíguo para a realização deste evento que envolveu dezenas de idosos da freguesia.
A partir das 15 horas actuaram na sede da Casa do Povo a “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial; o Grupo Instrumental e de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo; o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana e o Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Martinho.
Também houve a declamação de poemas por parte dos idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo de São Roque do Faial. No final ocorreu um lanche e um convívio para os idosos.
Segundo o presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial “esta actividade tem estado inserida no nosso plano de actividades nos últimos anos, com o objectivo de proporcionar aos menos jovens da freguesia uma tarde de animação e convívio diferente do habitual. Estes momentos são sempre aproveitados para a confraternização pois muitos dos participantes passam vários meses sem se contactar, uma vez que a idade já não permite grandes mobilidades. Uma vez mais a actividade decorreu como previsto”.
Heliodoro Dória, destaca que a realização desta actividade prende-se com o facto a freguesia ser dispersa e a maior parte dos idosos não se encontrarem regularmente. Também, assim como muitas outras da costa norte da RAM, a freguesia tem uma população envelhecida, mais de um quinto da população tem mais de 65 anos. Para tentar combater este problema social, foi criado no passado mês de Maio na Casa do Povo, com a colaboração da Segurança Social, um Centro de Convívio para Idosos. O Centro é frequentado por 25 idosos.
Fonte: Jornal da Madeira

PS contesta política de expropriações de terrenos

O Partido Socialista contestou ontem o preço que o Governo Regional e as Câmaras está a praticar nas expropriações de terrenos para investimentos públicos.
Os socialistas dizem que as entidades públicas não têm em conta o trabalho desenvolvido e o suor das famílias ao longo de gerações e estão a pagar os terrenos “ao preço da chuva”.
Francisco Dias, porta-voz da delegação socialista que estve eontem na Ponta do Pargo, diz que as pessoas sentem-se impotentes «face à prepotência revelada pelo Governo e pelas Câmaras do PSD» e começam «a compreender a importância de dar força ao PS, para que assim possam melhor defender os seus direitos».
O dirigente socialista diz que é essa a situação que está a acontecer na Ponta do Pargo, face à expropriação de terrenos para o futuro campo de golge local.
«É importante viabilizar a propriedade e os proprietários da Região, uma vez que sem propriedade e sem proprietários não podemos ter uma economia sã e uma economia saudáve» — disse aquele responsável partidário.

Fonte: Jornal da Madeira

NOVOS CURSOS DA CASA DO POVO DA PONTA DO PARGO

Estão abertas inscrições durante a próxima semana para os cursos de:
Þ Pintura e Artes Decorativas;
Þ Arranjos Florais;
Þ Vários cursos de Culinária (Básico, Tradicional e Aperfeiçoamento);
Þ Licores;
Þ Bordado Madeira;
Þ Tela;


As pessoas interessadas devem inscrever-se afim de podermos fazer o plano de actividades do próximo ano.

Actuação do Grupo Instrumental e de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo em São Roque do Faial
















domingo, 23 de novembro de 2008

PRESÉPIOS DO MUNDO


O Ponta do Pargo News pede que os nossos emigrantes, ou não, que envie as fotografias dos vossos presépios para colocar no blog.



Envie juntamente com os seguintes dados: Nome, Idade e Localidade onde vive para pontadopargo@gmail.com

BOM NATAL

Circuito Regional de Seniores 2008/2009-1ª Etapa - Ponta do Pargo no Podium


CIRCUITO REGIONAL DE SENIORES 2008/2009


Wang Linkun (G.D. Estreito) e Fu Yu (A.D.C. Ponta do Pargo) sagraram-se vencedores nesta competição

No Pavilhão Gimnodesportivo de Câmara de Lobos, entre as 15.30 e as 20.30 horas, disputou-se a 1ª etapa do Circuito Regional de Seniores 2008/200
Neste primeiro evento da competição sagraram-se vencedores os atletas e Fu Yu (ADC Ponta do Pargo) em Femininos e Wang Linkun (GD Estreito). As classificações nos três primeiros lugares e os resultados registados nas finais disputadas nas duas classes foram os seguintes:


SENIORES MASCULINOS

1ºWang Linkun G.D. Estreito
2ºÉnio Mendes C.D. São Roque
3ºZhang Yu A.D.C. Ponta do Pargo
Na Final, Wang Linkun derrotou Énio Mendes por 3-2 (11-13, 6-11, 11-3, 11-7 e 11-6).

SENIORES FEMININOS

1ºFu Yu A.D.C. Ponta do Pargo
2ºLin Meng Na C.D. Garachico
3ºAna Cristina Neves A.D.C. Ponta do Pargo
Na Final, Fu Yu derrotou Lin Meng Na por 3-1 (11-5, 7-11, 11-5 e 11-7).

sábado, 22 de novembro de 2008

RALI OPEN DA CALHETA 2008














































Estas são algumas fotografias tiradas por João Pita aquando das 2 passagens do Rali Open da Calheta na Ponta do Pargo.

ALTERAÇÃO DO HORÁRIO -ACTUAÇÃO DO GRUPO INSTRUMENTAL E DE CANTIGAS NORTE A SUL DA CASA DO POVO DA PONTA DO PARGO NO DIA DO IDOSO EM SÃO ROQUE DO FAIAL

O Grupo Instrumental e de Cantigas Norte a Sul comunica a todos os interessados, que a actuação do próximo domingo em São Roque do Faial, que estava prevista para as 15h00, foi adiada para as 16h00, por razões alheias a este grupo.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DOMINGO VÁ ATÉ SÃO ROQUE DO FAIAL VER O GRUPO INSTRUMENTAL E DE CANTIGAS NORTE A SUL




Circuito de Cinema


Em colaboração com o INATEL.

PARABÉNS EBS CALHETA

O Ponta do Pargo News felicita a Escola Básica e Secundária da Calheta por este 27º Aniversário.

Deixamos aqui o tema musical alusivo aos 27 anos da EBSC.

Tema Musical dos 27 anos da EBSC - Joana Recharte - AEEBSC
Letra: Alcindo Silva;
Música: Joana Recharte Silva;
Arranjo instrumental: Almindo Fernandes.

PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES


15:00h
Apresentação do tema musical alusivo ao 27º aniversário da EBSC;
Intervenção do Sr. Presidente do Conselho Executivo da EBSC;
Intervenção do Sr. Presidente da CMC;
Intervenção do SR. Secretário Regional de Educação e Cultura;
15:30h
Interpretação da canção "Imagine", pela aluna Marlene Silva;
Intervenção de dois alunos finalistas de 12º ano - André Silva e Andreia Canha;
Distinção dos melhores alunos do ano lectivo 2007 / 2008;
Encerramento da Sessão comemorativa dos 27 anos da EBSC;
17:30h
Missa de Bênção das Capas dos alunos Finalistas de 12º ano - Igreja Matriz da Vila da Calheta - com transmissão em directo pela Rádio Calheta;
19:30h
Jantar na residencial Encumeada;
23:30h
Baile de Finalistas no Art Café.

Fonte: Rádio Horizonte

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

NOVO ENDEREÇO ELECTRÓNICO

Foi criado um endereço electrónico comum a várias entidades.

Se quiser enviar sugestões/comentários para as seguintes instituições:
  • Casa do Povo da Ponta do Pargo;
  • Junta de Freguesia da Ponta do Pargo;
  • ADC Ponta do Pargo;
  • Ponta do Pargo News;
  • Câmara Municipal da Calheta.

Utilize o seguinte e-mail: euquerosugerir@gmail.com .

Música e homenagem aos idosos

Os idosos da freguesia de São Roque do Faial assinalam, domingo, o seu dia, como forma de proporcionar o convívio entre os idosos, com muita animação musical e uma homenagem.
A animação iniciar-se-á pelas 15 horas com actuações da “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial; do Grupo Instrumental e de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo; do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana e do Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Martinho. Também haverá uma animação por parte dos idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo de São Roque do Faial. No final da tarde serão homenageados as três pessoas mais idosas que participem nesta actividade, seguindo-se um convívio para os idosos.
Segundo o comunicado do presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial, “esta actividade tem como objectivo proporcionar aos menos jovens da freguesia uma tarde de animação e convívio diferente do habitual.Muitos dos participantes passam vários meses sem se contactar, uma vez que a idade já não permite grandes mobilidades”.
«Como a nossa freguesia é dispersa e a maior parte dos idosos não têm meio de transporte, disponibilizaremos duas carrinhas para o transporte dos interessados até às instalações da Casa do Povo», diz Heliodoro Faria.
A freguesia de São Roque do Faial, assim como muitas outras da costa norte da RAM, tem uma população envelhecida, mais de um quinto da população tem mais de 65 anos. Começa a haver o isolamento e daí a solidão de alguns idosos, nas suas casas. Para tentar combater este problema social, foi criado no passado mês de Maio na Casa do Povo, com a colaboração da Segurança Social, um Centro de Convívio para Idosos. O referido Centro é frequentado por 25 idosos. Neste momento, cerca de meia dúzia de residentes frequenta o Centro de Dia de Santana, mas São Roque do Faial tem cerca de 200 idosos.

Geraldo Dória

Fonte: JM

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

UMA MENSAGEM DE UMA NOSSA CONTERRÂNEA

Nome = MARIA ALICE DE ALMEIDA LEÇA
Email = marialicleca@yahoo.com.br
Menssagem = SANTOS,18 DE NOVEMBRO DE 2008
SOU DIRETORA DE EVENTOS E CULTURA DA CASA DA MADEIRA DE SANTOS,E VOU SEMPRE NA MADEIRA,A FAMILIA DO MEU FALECIDO MARIDO ERAM TODOS DA MADEIRA,TENHO A MADEIRA COMO SEGUNDA MORADA PARA MIM,TENHO MUITAS AMIZADES NA MADEIRA.NO DIA 8 DE NOVEMBRO ,TIVEMOS AQUI NA CASA DA MADEIRA DE SANTOS TIVEMOS UMA GRANDE FESTA DO IMIGRANTE,FIZEMOS HOMENAGEM AOS 100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA COM SUA CHEGADA NO BRASIL,FOI UMA FESTA LINDISSIMA,PORQUE HOMENAGIAMOS UM TRI ATLETA QUE TEM POR PARTE DOS AVÓS PATERNOS QUE SÃO DA ILHA DA MADEIRA E OS AVÓS MATERNOS DA ILHA DE OKINAWA.EM SANTOS TEMOS MUITOS IMIGRANTES DA ILHA DA MADEIRA E DA ILHA DE OKINAWA.EM ABRIL DE 2009 A CASA DA MADEIRA VAI COMPLETAR 75 ANOS DE FUNDAÇÃO,VAMOS TER UMA GRNDE FESTA BODAS DE DIAMANTES. AOS MEUS IRMÃOS MADEIRENSES,UM FORTE ABRAÇOS DE MARIA ALICE DE ALMEIDA LEÇA

terça-feira, 18 de novembro de 2008

X CONCURSO DE PRESÉPIOS - 2008


FOLCLORE DA CALHETA ENCERRA DIGRESSÃO


O Grupo de Folclore da Calheta regressou ontem à Madeira, após uma visita memorável de cinco dias a Caracas. Na capital venezuelana, a presença foi particularmente saudada pela expressiva comunidade oriunda das freguesias da concelho da Calheta.

Na despedida de terras venezuelanas, o grupo do concelho da Calheta teve oportunidade de exibir-se no Centro Português, em Macaracuay, onde se associou ao programa de festejos do 12.º aniversário do Grupo de Danças e Cantares do Centro Português de Caracas.

O sábado foi integralmente passado no Centro Português, que é reconhecido na diáspora como tendo as melhores instalações de uma colectividade portuguesa fora de Portugal. Na oportunidade, o Grupo de Folclore da Calheta teve oportunidade de participar na Festa de São Martinho, cujo programa especial atraiu ao local muitos sócios da colectividade para reviver a tradição de assar castanhas.

A meio da semana, na quarta-feira, o grupo abriu o programa de animação do 9.º aniversário do CORREIO da Venezuela, numa festa muito concorrida e que teve também outros grupos de música venezuelana, como os 'Los Satélites' e 'Cristóbal Media y Gaitas'. Recorde-se que a deslocação do grupo calhetense surgiu na sequência de um convite do semanário português CORREIO da Venezuela, na sequência do qual o presidente da Câmara, Manuel Baeta, foi também o convidado de honra.

Durante a estada na Venezuela, a comitiva calhetense deslocou-se também a Los Anaucos, nos arredores de Caracas, onde visitaram e conviveram com os cerca de 90 idosos internados no Lar Padre Joaquim Ferreira. Tratou-se de um momento emotivo, dado que alguns dos idosos que ali foram acolhidos são oriundos do concelho da Calheta.
Fonte: DIÁRIO

Actuação do Grupo Instrumental e de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo



Dia do Idoso


Domingo, 23 de Novembro de 2008


Na sede da Casa do Povo


Programa:

14:30 horas – Música Ambiente

15.00 horas – Tarde Recreativa com actuação dos seguintes grupos :


  • “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial;

  • Grupo Instrumental e de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo

  • Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana;

  • Centro de Convívio da Casa do Povo de São Roque do Faial

  • Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Martinho

    16:30 horas – Homenagem ao Idoso – Serão homenageados as três pessoas mais idosas que participem nesta actividade.

    17:00 horas - Lanche – convívio para os idosos



    Organização: Casa do Povo de São Roque do Faial
    Apoios: Casas do Povo de: Santana, Ponta do Pargo e São Martinho

São Roque do Faial

A Casa do Povo de São Roque do Faial organizará no próximo Domingo, 23 de Novembro, o Dia do Idoso, de acordo com o programa em anexo.
Esta actividade tem estado inserida no nosso plano de actividades nos últimos anos, com o objectivo de proporcionar aos menos jovens da freguesia uma tarde de animação e convívio diferente do habitual. Estes momentos são sempre aproveitados para a confraternização pois muitos dos participantes passam vários meses sem se contactar, uma vez que a idade já não permite grandes mobilidades…
Como a nossa freguesia é dispersa e a maior parte dos idosos não têm meio de transporte, disponibilizaremos duas carrinhas para o transporte dos interessados até às instalações da Casa do Povo.
Homenagearemos as três pessoas mais idosas que participarem nesta actividade, como forma de reconhecimento por tudo aquilo que esta gente fez pela nossa terra.
A freguesia de São Roque do Faial, assim como muitas outras da costa norte da RAM, tem uma população envelhecida, mais de 20% tem mais de 65 anos. Para além disso começa a haver o isolamento e daí a solidão de alguns idosos, nas suas casas. Para tentar combater este problema social, foi criado no passado mês de Maio na Casa do Povo, com a colaboração da Segurança Social, um Centro de Convívio para Idosos. O referido Centro é frequentado por 25 idosos, uma vez que, nas nossas instalações, não podemos aceitar mais utentes. De referir que neste momento cerca de meia dúzia de residentes frequenta o Centro de Dia de Santana mas, São Roque do Faial tem cerca de 200 idosos…

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

domingo, 16 de novembro de 2008

LEMBRA-SE DESTE POR-DO-SOL?




Poucos minutos mais tarde:


Fotos de: João Pita

Hoje, dia 16 de Novembro.